Notícias
Divulgação Cultural
Notícia | O site do O’neill | já online

O site dedicado à vida e obra de Alexandre O’Neill »
O site dedicado à vida e obra de Alexandre O’Neill é uma das linhas de ação de Lugares de O’Neill, projeto de investigação nos domínios da Língua e da Cultura Portuguesas, integrado no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que se desenvolveu entre 2018 e 2019. Pode encontrar mais informações sobre este projeto aqui.
Uma das novidades do site é a divulgação de várias fotografias de Alexandre O’Neill ao longo das secções que o compõem, nem todas tendo legenda, pois sobre algumas delas não há conhecimento de data, local ou autoria. Estas fotografias foram generosamente cedidas pela família.
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.