Notícias
Divulgação CulturalColóquio | Revisitar Gaspar Frutuoso e as «Saudades da Terra» | 20 fev. ’23 | 14h00-19h00
Revisitar Gaspar Frutuoso e as Saudades da Terra
COLÓQUIO | 20 fev. ’23 | 14h00-19h00 | Auditório | Entrada livre
Gaspar Frutuoso nasceu em 1522, na ilha açoriana de São Miguel. Realizou estudos universitários em Salamanca e por volta de 1554 foi ordenado sacerdote. A partir de 1566 fixou-se nos Açores, exercendo funções de vigário e pregador na vila da Ribeira Grande, onde viveria o resto dos seus dias, dedicando-se, nas horas vagas dos seus afazeres religiosos, a estudos humanísticos.
Na última década de vida, a partir de 1580, Frutuoso trabalhou na composição de um extenso manuscrito, a que deu o título de Saudades da Terra, no qual tratou de forma muito minuciosa e muito documentada, e em seis livros, a história dos arquipélagos atlânticos, incluindo não só as ilhas dos Açores, mas também as ilhas da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde. Trata-se de um dos mais notáveis empreendimentos cronísticos do século XVI, que à época ficou manuscrito.
Em outubro de 2022, relembrando a passagem do quinto centenário do nascimento deste relevante escritor açoriano, a BNP organizou uma exposição bibliográfica sobre «A biblioteca de Gaspar Frutuoso», tentando reconstituir uma parte daquele que seria o seu espólio bibliográfico, pois sabe-se que à data da morte, em 1591, Frutuoso possuía uma livraria com cerca de 400 obras impressas.
Por ocasião do encerramento desta exposição bibliográfica, a BNP organiza um colóquio dedicado a Gaspar Frutuoso, que conta com a participação de vários historiadores que se têm dedicado ao estudo da vida e da obra do cronista açoriano (Avelino de Freitas de Meneses, José Damião Rodrigues, Onésimo Teotónio de Almeida, Rafael Moreira e Rui Manuel Loureiro).
O evento contará também com a sessão de lançamento da nova biografia Gaspar Frutuoso: o homem e a obra, da autoria de Avelino de Freitas de Meneses.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | Literatura e Sociedade | 14-16 maio | 09h30 | Auditório | Entrada Livre
As ciências sociais podem ser literárias, propôs Ivan Jablonka, com o derrubamento da fronteira entre a literatura e a História.
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 9 maio ’26 | 11H00 | Auditório | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
EXPOSIÇÕES BNP | Inauguração | 5 de maio ’26 | 10h00 | Auditório | Entrada livre
No Rasto de Luís de Camões é uma grande exposição que procura dar a ver o modo como a memória de Luís de Camões se foi construindo ao longo do tempo. Uma revisitação da vida e da obra do poeta, que põe em evidência as inovações técnicas e científicas que a sua obra convoca.
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Do sentimento animal ao sentimento intelectual: (…) | 20 abr. ’26 | 14H30
Durante milénios, a racionalidade foi considerada o traço distintivo do ser humano face aos outros seres vivos. Hoje, à luz de novas formas de inteligência e do conhecimento adquirido sobre a vida animal, a interrogação sobre o humano ganha novos contornos, convidando a repensar o lugar do sentimento em relação ao que nos distingue enquanto humanos.













