Destaques

quadros comentados

 

Reabilitação no Hospital de Bath aos soldados da 1ª Guerra Mundial”, “Sala de massagem”

Reabilitação no Hospital de Bath aos soldados da 1ª Guerra Mundial”, “Sala de massagem”

“Reabilitação no Hospital de Bath aos soldados da 1ª Guerra Mundial” (1918) (Sarah Elizabeth Horton, 1865-1959) (Coleção Wellcome), “Sala de massagem” (1919) (Godfrey Gordon, 1882-1942) (Coleção Wellcome)

Citação em destaque

A fisiatria é a especialidade, por excelência, da reabilitação funcional (músculo-esquelética, traumatológica, respiratória, cardíaca, da fala, etc.). A utilização de aparelhos no interior de um ginásio tem uma longa tradição na história da medicina, tal como se documenta nestes dois quadros, ambos referentes à época do primeiro grande conflito bélico mundial, em que os doentes são soldados ingleses a serem tratados na cidade de Bath.

Poder fazer alguém readquirir a mobilidade que perdeu, por via de um acidente ou de uma doença súbita grave, ou a capacidade de falar, por interferência de alguma complicação decorrente de uma doença de carácter médico, ou como sequela de uma intervenção cirúrgica, é algo que é percecionado pelo doente como um verdadeiro renascimento para a vida, o que tem óbvias e grandes implicações no relacionamento entre este e o seu médico, embora de uma forma muito mais sensível, quando tal êxito não é de todo possível de ser alcançado. Porque não é ético criarem-se falsas esperanças no espírito dos doentes, bem como esconder o prognóstico da doença aos que dela padecem.

A medicina não é, pois, uma ciência exata. A atividade clínica não é infalível e o médico não é omnipotente. E isto tem de ser do conhecimento dos cidadãos e dos doentes, tal como dos profissionais de saúde e das instituições. O que não se pode desculpar é a displicência, a incúria, o desconhecimento técnico-científico e a desumanização na prestação dos cuidados.

 

Outros quadros comentados: