Destaques

quadros comentados
 

“Consulta de Reumatologia do Hospital real de doenças reumáticas de Bath”, “Arcanjo S. Rafael”

“Consulta de Reumatologia do Hospital real de doenças reumáticas de Bath”, “Arcanjo S. Rafael”
“Consulta de Reumatologia do Hospital real de doenças reumáticas de Bath” (1742) (William Hoare, 1707-1792), “Arcanjo S. Rafael” (1680) (Bartolomé Murillo, 1617-1682), (Pormenor, Idem), (Pormenor, Idem)
Citação em destaque

A cidade britânica de Bath tem uma notável tradição ligada à terapêutica das mais variadas doenças, pela utilização de águas termais, que remonta à época romana. Este tipo de tratamentos tem sido muito utilizado ao longo de séculos, para tratamento de afeções de índole reumatológica, de que o primeiro quadro é um registo exemplificativo, que data do século XVIII. As doenças que apresentam compromisso articular, têm, ainda, frequentemente, compromisso de outros órgãos e sistemas, sendo o exemplo mais paradigmático, a esclerose sistémica progressiva, vulgo, esclerodermia. Esta doença, descrita pela primeira vez pelo dermatologista italiano, Carlo Curzio (sec. XVII-XVIII), caracteriza-se por alguns achados semiológicos presentes neste quadro do grande pintor andaluz, Bartolomé Murillo, designadamente, as telangiectasias da face e dos dados das mãos, a par de uma pele que se adivinha atrofiada e de lábios finos e dedos das mãos afilados. Claro que não é de todo possível fazer esta afirmação com a certeza absoluta, mas é perfeitamente plausível a especulação, no que muitos autores estão de acordo.

Esta doença é um dos melhores exemplos, na enorme diversidade da patologia médica, da necessidade de poder haver necessidade de recurso à consultadoria de diversos especialistas, embora tal exija, também, que o médico de referência seja o que trata a doença principal de base e que o doente o identifique como o “chefe dessa complexa orquestra”, pronto a arbitrar as naturais diferenças de opinião e que faça a síntese harmoniosa das várias intervenções, para que tudo não pareça um mero somatório aritmético das partes, mas que permita, pelo contrário, salvaguardar o essencial, ou seja, a relação empática e de confiança mútuas, indispensáveis para fazer um caminho longo a dois, cheio de reconfortantes pequenas-grandes vitórias, e, por vezes, também, infelizmente, de angustiantes derrotas.

 

Outros quadros comentados: