Notícias
Divulgação CulturalSeminário | Leitura e formas de escrita – Cultura transfronteiriça | 14 jan. | 16h00 | BNP

Leitura e formas de escrita – Cultura transfronteiriça
CICLO DE SEMINÁRIOS | 14 jan. ’22 | 16h00 – 18h00 | Auditório | Entrada livre || Online via Zoom | ID da reunião: 838 3831 0812 | Senha de acesso: 145795
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.
> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.
Esta palestra insere-se num projeto de investigação conjunto, em avaliação no âmbito do Seminário de II Ciclo «A Cultura em Portugal (Séculos XV-XVIII)», lecionado por João José Alves Dias. Diligenciando fazer um levantamento das obras de autores portugueses impressas em Espanha, e de autores espanhóis impressas em Portugal, trazem-se agora à Biblioteca Nacional de Portugal os resultados finais desta investigação.
Deste modo, os discentes André Ferreira, Diogo Reis Pereira, Diogo Falcato, Filipa Baptista, Inês Neves, Maria Leonor de Jesus, Nuno Lopez e Pedro Loureiro, organizam uma mesa-redonda com o objetivo de apresentar à comunidade científica as metas atingidas. Assim, do cruzamento dos dados que foram retirados das fontes em análise, a saber, Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e Cronologia, de Diogo Barbosa Machado (1682 – 1772) e Bibliografia das Obras Impressas em Portugal no Século XVII, de João Frederico Arouca, apresenta-se agora ao público um balanço desta investigação, com foco em diversos temas enquadrados nesta questão.
Os resultados atingidos disponibilizam à historiografia dados inéditos que podem modificar o modo como olhamos para a História do Livro Impresso, enquanto processo histórico que espelha, paralelamente, a modificação das mentalidades e, em última instância, o evoluir da Cultura na Península Ibérica no decorrer da centúria de Seiscentos.
André Ferreira, Diogo Reis Pereira, Diogo Falcato, Filipa Baptista, Inês Neves, Maria Leonor de Jesus, Nuno Lopez e Pedro Loureiro: mestrandos em História Moderna e dos Descobrimentos Portugueses na FCSH, Universidade Nova de Lisboa.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Exposição de Pintura – ANA TERRAHE e INÊS TERRAHE
A Galeria do ACMP, tem o prazer de apresentar, nesta exposição, as artistas e médicas Ana Barata Feio Terrahe e Inês Barata Feio Terrahe, que trazem ao ESPAÇOdARTES uma seleção dos seus trabalhos de pintura

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – A função primordial do ciclo sono-vigília na Arquipatologia | 22 set. ’25 | 14h30
Na Arquipatologia (1614), Montalto, seguindo a tradição hipocrática-galénica, assume o valor terapêutico do sono. No entanto, o mais interessante, a este respeito, é que Montalto debate longamente a natureza e significado do ciclo sono-vigília, no início do tratado X, como introdução ao estudo do coma e das “afeções letárgicas” em geral

Exposição de Pintura – “INSPIRAÇÕES e ABSTRAÇÕES” – CONCEIÇÃO TELHADO – CONCHA
Conceição Telhado – “CONCHA” é natural de Lisboa (1951), onde vive. Desde criança o desenho e a pintura fizeram parte do seu mundo. Na altura da escolha de profissão, hesitou entre a Arquitectura e a Medicina, tendo sido a última a preferida, tendo-se especializado em Obstetrícia e Ginecologia, o que lhe proporcionou enorme realização profissional e pessoal

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)