Notícias
Divulgação CulturalCONCERTO | Coro À bout de souffle | 18 abr. ’24 | 19h00 | BNP – Átrio da Biblioteca

Coro Sambado – un souffle dans la samba
CONCERTO | 18 abr. ’24 | 19h00 | Átrio principal | Entrada livre
Coro Sambado – un souffle dans la samba
Músicas do Brasil e da Europa para coro e solistas
Programa
(com base no repertório estudado em Lisboa)
– Bannissons nos tristes alarmes
– “Forêts paisibles”, trechos da opera Les Indes Galantes (Jean-Philippe Rameau)
– Sa qui turo (villancico anónimo)
– Suíte Nordestina para canto à capela (Ronaldo Miranda)
* Morena bonita
* Coco dendê trapiá
* Bumba Chora
– Assum preto, Luiz Gonzaga, Huberto Teixeira (arr. Aurelio Melo)
– Estrela é lua nova (Heitor de Villa-Lobos)
– Si ch’io vorrei morire (Claudio Monteverdi)
– Canção da vindima (Fernando Lopes-Graça)
– O milho da nossa terra (Fernando Lopes-Graça)
– Madrigal (Gabriel Fauré)
– Deus lhe pague (Chico Buarque) (arr. Bontzye Schmidt Sandoval)
Direção: Stéphane Delincak
Sobre o coro À bout de souffle
Antes mesmo de concluir os seus estudos musicais, Stéphane Delincak formou um conjunto vocal em Toulouse (França), que mais tarde se passou a chamar À bout de souffle.
Hoje, Stéphane Delincak lidera um grupo de 40 cantores amadores com formação em canto e em performance cénica. Participa regularmente de produções do conjunto profissional À bout de souffle, encenando óperas como Castor et Pollux de Rameau, The Fairy Queen de Purcell, bem como espetáculos concebidos para a sala de concertos, como “Monteverdi, Maintenant que le ciel…”, “Stabat Mater” de Poulenc, “Sacrées histoires”, uma performance encenada centrado no repertório barroco sagrado da França e da Itália, ou espaços públicos com “Allons, Liberté, Que tout mortel te rende hommage”, um espetáculo original baseado em textos filosóficos iluministas e música lírica dos séculos XVII e XVIII.
Em 2024, o coral colabora com a escola de samba Samba Résille de Toulouse para apresentar o programa “Coro Sambado”, mesclando música popular brasileira com uma seleção de peças clássicas polifónicas que ecoam músicas tradicionais do Barroco ao século XX.
O coro À bout de souffle está em Lisboa, beneficiando de uma bolsa ERASMUS+, para fazer formação com professores da Escola Superior de Música de Lisboa, designadamente Manon Marques e Armando Possante, explorando novas práticas e aprofundando o seu trabalho em peças escritas em português.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Exposição de Pintura – “INSPIRAÇÕES e ABSTRAÇÕES” – CONCEIÇÃO TELHADO – CONCHA
Conceição Telhado – “CONCHA” é natural de Lisboa (1951), onde vive. Desde criança o desenho e a pintura fizeram parte do seu mundo. Na altura da escolha de profissão, hesitou entre a Arquitectura e a Medicina, tendo sido a última a preferida, tendo-se especializado em Obstetrícia e Ginecologia, o que lhe proporcionou enorme realização profissional e pessoal

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...