Notícias
Divulgação CulturalSESSÃO EVOCATIVA | II Centenário da morte do último Conde de Cantanhede e Marquês de Marialva | 25 set. ’23 | 17h30 | Auditório
II Centenário da morte do último Conde de Cantanhede
e Marquês de Marialva
SESSÃO EVOCATIVA | 25 set. ’23 | 17h30 | Auditório | Entrada livre
No próximo dia 22 de novembro, tem lugar o segundo centenário da morte de D. Pedro José Vito de Menezes, 6.º e último marquês de Marialva, e 8.º e último conde de Cantanhede, falecido em Paris, onde era então embaixador.
No sentido de assinalar esta data, um conjunto de Instituições, nas quais se inclui, em Portugal, a Biblioteca Nacional de Lisboa, a Universidade Aberta, o CHAM / Centro de Humanidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, a Sociedade de Geografia de Lisboa, o Centro Europeu de Estudos de História Constitucional, o Instituto Histórico da Beira Coa e municípios ligados à casa deste titular, e, em França, a Sorbonne Nouvelle e o Musée Maison de Châteaubriand, evocam esta ilustre figura de militar, diplomata e mecenas.
Os eventos comemorativos iniciar-se-ão na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 25 de setembro, com a inauguração de uma pequena mostra biográfica e iconográfica e a realização de duas conferências evocativas da sua carreira militar e diplomática e com uma transmissão, em direto, da casa de Chateaubriand.
No âmbito das comemorações, vários eventos decorrerão, posteriormente, até 22 de novembro, data em que, em França, que foi o centro da vida do Marquês de Marialva de 1808 até à sua morte, com a colaboração da Sorbonne 3, se realizará no Musée Maison de Châteaubriand, em Chatenay-Malabry, uma sessão evocativa da relação entre Marialva e o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês visconde de Chateaubriand.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginação, simulação e ficção: o que nos dizem sobre a realidade? | 30 mar. ’26 | 14H30
Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença coordenam “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras”, um ciclo de seminários pluridisciplinar, que visa criar um espaço de debate e partilha de conhecimento e de experiências oriundos de investigações em curso, desenvolvidas por investigadores de diferentes áreas e em diferentes fases do seu percurso.
LANÇAMENTO | Meditar com Fernando Pessoa | 26 mar. ’26 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Um guia simples e profundo para encontrar equilíbrio, clareza e presença através da poesia de um dos maiores génios da língua portuguesa.
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 14 mar. ’26 | 11H00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição – AURORA SUBTERRÂNEA de Isabel Loureiro – pintura e instalação
A galeria do ACMP EspaçodArtes, apresenta a exposição AURORA SUBTERRÂNEA de ISABEL LOUREIRO na qual a artista recria com pintura e instalação, a continuidade dum encontro entre matéria, tensão e gesto, numa estética da metamorfose.













