Notícias
Divulgação CulturalColóquio | Revisitar Gaspar Frutuoso e as «Saudades da Terra» | 20 fev. ’23 | 14h00-19h00

Revisitar Gaspar Frutuoso e as Saudades da Terra
COLÓQUIO | 20 fev. ’23 | 14h00-19h00 | Auditório | Entrada livre
Gaspar Frutuoso nasceu em 1522, na ilha açoriana de São Miguel. Realizou estudos universitários em Salamanca e por volta de 1554 foi ordenado sacerdote. A partir de 1566 fixou-se nos Açores, exercendo funções de vigário e pregador na vila da Ribeira Grande, onde viveria o resto dos seus dias, dedicando-se, nas horas vagas dos seus afazeres religiosos, a estudos humanísticos.
Na última década de vida, a partir de 1580, Frutuoso trabalhou na composição de um extenso manuscrito, a que deu o título de Saudades da Terra, no qual tratou de forma muito minuciosa e muito documentada, e em seis livros, a história dos arquipélagos atlânticos, incluindo não só as ilhas dos Açores, mas também as ilhas da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde. Trata-se de um dos mais notáveis empreendimentos cronísticos do século XVI, que à época ficou manuscrito.
Em outubro de 2022, relembrando a passagem do quinto centenário do nascimento deste relevante escritor açoriano, a BNP organizou uma exposição bibliográfica sobre «A biblioteca de Gaspar Frutuoso», tentando reconstituir uma parte daquele que seria o seu espólio bibliográfico, pois sabe-se que à data da morte, em 1591, Frutuoso possuía uma livraria com cerca de 400 obras impressas.
Por ocasião do encerramento desta exposição bibliográfica, a BNP organiza um colóquio dedicado a Gaspar Frutuoso, que conta com a participação de vários historiadores que se têm dedicado ao estudo da vida e da obra do cronista açoriano (Avelino de Freitas de Meneses, José Damião Rodrigues, Onésimo Teotónio de Almeida, Rafael Moreira e Rui Manuel Loureiro).
O evento contará também com a sessão de lançamento da nova biografia Gaspar Frutuoso: o homem e a obra, da autoria de Avelino de Freitas de Meneses.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Exposição de Pintura – “INSPIRAÇÕES e ABSTRAÇÕES” – CONCEIÇÃO TELHADO – CONCHA
Conceição Telhado – “CONCHA” é natural de Lisboa (1951), onde vive. Desde criança o desenho e a pintura fizeram parte do seu mundo. Na altura da escolha de profissão, hesitou entre a Arquitectura e a Medicina, tendo sido a última a preferida, tendo-se especializado em Obstetrícia e Ginecologia, o que lhe proporcionou enorme realização profissional e pessoal

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...