Notícias
Divulgação CulturalColóquio | Revisitar Gaspar Frutuoso e as «Saudades da Terra» | 20 fev. ’23 | 14h00-19h00
Revisitar Gaspar Frutuoso e as Saudades da Terra
COLÓQUIO | 20 fev. ’23 | 14h00-19h00 | Auditório | Entrada livre
Gaspar Frutuoso nasceu em 1522, na ilha açoriana de São Miguel. Realizou estudos universitários em Salamanca e por volta de 1554 foi ordenado sacerdote. A partir de 1566 fixou-se nos Açores, exercendo funções de vigário e pregador na vila da Ribeira Grande, onde viveria o resto dos seus dias, dedicando-se, nas horas vagas dos seus afazeres religiosos, a estudos humanísticos.
Na última década de vida, a partir de 1580, Frutuoso trabalhou na composição de um extenso manuscrito, a que deu o título de Saudades da Terra, no qual tratou de forma muito minuciosa e muito documentada, e em seis livros, a história dos arquipélagos atlânticos, incluindo não só as ilhas dos Açores, mas também as ilhas da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde. Trata-se de um dos mais notáveis empreendimentos cronísticos do século XVI, que à época ficou manuscrito.
Em outubro de 2022, relembrando a passagem do quinto centenário do nascimento deste relevante escritor açoriano, a BNP organizou uma exposição bibliográfica sobre «A biblioteca de Gaspar Frutuoso», tentando reconstituir uma parte daquele que seria o seu espólio bibliográfico, pois sabe-se que à data da morte, em 1591, Frutuoso possuía uma livraria com cerca de 400 obras impressas.
Por ocasião do encerramento desta exposição bibliográfica, a BNP organiza um colóquio dedicado a Gaspar Frutuoso, que conta com a participação de vários historiadores que se têm dedicado ao estudo da vida e da obra do cronista açoriano (Avelino de Freitas de Meneses, José Damião Rodrigues, Onésimo Teotónio de Almeida, Rafael Moreira e Rui Manuel Loureiro).
O evento contará também com a sessão de lançamento da nova biografia Gaspar Frutuoso: o homem e a obra, da autoria de Avelino de Freitas de Meneses.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – O desmentido do colonialismo na cultura portuguesa (…) | 27 out. ’25 | 14h30
Articulando filosofia do cinema e psicanálise lacaniana, coloca-se a hipótese de o discurso do colonialismo permanecer na estrutura inconsciente do circuito do capitalista e do fantasma do colonialismo, através do desmentido, mantendo-se inconsciente e activo na cultura portuguesa.
CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | Políticas de saúde no Império Português do Oriente | 15 out. ’25 | 17h30
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas
Exposição de Pintura – ANA TERRAHE e INÊS TERRAHE
A Galeria do ACMP, tem o prazer de apresentar, nesta exposição, as artistas e médicas Ana Barata Feio Terrahe e Inês Barata Feio Terrahe, que trazem ao ESPAÇOdARTES uma seleção dos seus trabalhos de pintura
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – A função primordial do ciclo sono-vigília na Arquipatologia | 22 set. ’25 | 14h30
Na Arquipatologia (1614), Montalto, seguindo a tradição hipocrática-galénica, assume o valor terapêutico do sono. No entanto, o mais interessante, a este respeito, é que Montalto debate longamente a natureza e significado do ciclo sono-vigília, no início do tratado X, como introdução ao estudo do coma e das “afeções letárgicas” em geral













