Notícias

Divulgação Cultural

Colóquio | A independência do Brasil: Portugal e o seu Império | 17 out ’22 (14h00-18h00) – 18 out. ’22 (10h00-18h00)

Colóquio | A independência do Brasil: Portugal e o seu Império | 17 out '22 (14h00-18h00) - 18 out. '22 (10h00-18h00)

A independência do Brasil: Portugal e o seu Império
COLÓQUIO | 17 out ’22 (14h00-18h00) – 18 out. ’22 (10h00-18h00) | Auditório | Entrada livre

Na esteira das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil (1822), a Biblioteca Nacional de Lisboa promove um colóquio que reunirá especialistas portugueses e brasileiros sobre o tema.

O foco deste encontro é discutir o processo da independência do ponto de vista do impacto que gerou em Portugal, tanto no momento preciso de sua elaboração, como nas subsequentes reconfigurações do próprio império colonial português. Nesse sentido, o colóquio debruçar-se-á sobre os projectos políticos que, após a instauração das Cortes de Lisboa em 1820, foram produzidos em ambos os lados do Atlântico diante da abertura de expectativas de um império constitucional, bem como sobre os conflitos que lhe foram adjacentes.

As relações comerciais entre o Brasil, Portugal e as outras colónias portuguesas merecerão também um espaço na discussão. Assim como, no marco da reconfiguração política da monarquia e dos seus vínculos institucionais, se refletirá sobre a circulação de agentes, informações e reivindicações das mais variadas ordens, cujos estudos mais recentes voltaram a valorizar para pensar as bases da unidade imperial. Tão pouco ficará de fora uma reflexão acerca do papel de Portugal no concerto das nações e as novas formas de colonialismo criadas a partir de então. Por fim, discutir-se-á também como a independência do Brasil foi lida em Portugal, quando ocorreu e também posteriormente.

 

PROGRAMA
Transmissão online https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98658249535

Fonte: bnportugal.pt

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

Oportunidade rara para ver a obra de uma das mais notáveis pintoras portuguesas, de 16 novembro a 31 dezembro, no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud, em Lisboa. A pintora portuguesa Armanda Passos (1944-2021) será homenageada no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud na primeira retrospetiva da sua obra.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis