Notícias
Divulgação CulturalANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
Mestres e Sons Lusitanos
ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório | Entrada livre | Vídeo promocional
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.
A série Mestres e Sons Lusitanos é uma série em seis episódios dedicada à vida e à obra de seis compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX (Pedro António Avondano, João Cordeiro da Silva, João de Sousa Carvalho, António da Silva Leite, Marcos Portugal e João Domingos Bomtempo) que viveram no tempo de Haydn, Mozart e Beethoven e marcaram a história da música portuguesa, mas que hoje em dia são pouco conhecidos do público.
Nesta série de documentários científicos foram convidados historiadores, musicólogos e músicos para falarem sobre Portugal daquela época, sobre a vida destes compositores e as obras que nos deixaram. A fase de pré-produção desenvolveu-se em instituições e arquivos de várias regiões de Portugal, onde foram filmadas centenas de documentos históricos e manuscritos de música.
Este episódio fala-nos da época em que Bomtempo nasceu, da sua carreira internacional em Paris, das circunstâncias que o levaram a deixar Paris e partir para Londres, e do seu regresso definitivo a Portugal, onde fez tudo para implementar as mais recentes ideias artísticas e pedagógicas que brotavam na Europa, nomeadamente, a criação da Sociedade Filarmónica e a criação da primeira escola de música laica em Portugal.
Ficha Técnica:
Autoria: Mafalda Nejmeddine
Produção e Realização: Fouad Nejmeddine
Produção: AcademyOn
Apoio: República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes
Organização: Biblioteca Nacional de Portugal & AcademyOn
Parceiros: Universidade Aberta, CESEM – Polo Universidade de Évora, IN2PAST, Universidade de Évora, Antena 2
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | Literatura e Sociedade | 14-16 maio | 09h30 | Auditório | Entrada Livre
As ciências sociais podem ser literárias, propôs Ivan Jablonka, com o derrubamento da fronteira entre a literatura e a História.
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 9 maio ’26 | 11H00 | Auditório | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
EXPOSIÇÕES BNP | Inauguração | 5 de maio ’26 | 10h00 | Auditório | Entrada livre
No Rasto de Luís de Camões é uma grande exposição que procura dar a ver o modo como a memória de Luís de Camões se foi construindo ao longo do tempo. Uma revisitação da vida e da obra do poeta, que põe em evidência as inovações técnicas e científicas que a sua obra convoca.
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Do sentimento animal ao sentimento intelectual: (…) | 20 abr. ’26 | 14H30
Durante milénios, a racionalidade foi considerada o traço distintivo do ser humano face aos outros seres vivos. Hoje, à luz de novas formas de inteligência e do conhecimento adquirido sobre a vida animal, a interrogação sobre o humano ganha novos contornos, convidando a repensar o lugar do sentimento em relação ao que nos distingue enquanto humanos.













