Notícias
Divulgação CulturalIX Congresso Internacional dos Monumentos Militares “A paisagem fortificada: novas perspetivas de estudo e valorização” | 28-29 set. ’22 | 10h00-18h00

IX Congresso Internacional dos Monumentos Militares
“A paisagem fortificada: novas perspetivas de estudo e valorização”
CONGRESSO | 27 (Castelo de São Jorge), 28 e 29 set. (BNP) ’22 | 10h00-18h00 | Auditório | Entrada livre
As paisagens fortificadas abrangem uma área territorial composta por fortificações, núcleos urbanos e sua envolvente. A construção dessas paisagens é uma obra coletiva, que se caracteriza por uma transformação contínua ao longo de gerações.
As estruturas militares não podem ser consideradas elementos isolados, devem beneficiar de uma visão alargada que as integre no território e as interligue com a vida das comunidades. O reconhecimento da categoria de paisagem fortificada afirma, definitivamente, uma visão de conjunto que prevalece na abordagem aos sistemas defensivos de cariz urbano, que conjuga o natural e o cultural, faz parte da memória coletiva, e identifica o “lugar”.
O Congresso tem entrada livre, mas é obrigatória a inscrição. Enviar email para patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt
Consulte o programa.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 28 jun. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | 24 jun. ’25 | 17H30 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas