Notícias
Divulgação CulturalConferência Internacional | Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) | 26-27 set.’22 | 10h00-18h00

Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822)
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | 26-27 set.’22 | 10h00-18h00 | Auditório | Entrada livre
A conferência internacional Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) reúne especialistas de várias disciplinas e países para investigar a articulação entre práticas rituais e noções de diferença.
Ao longo de dois dias, exploraremos o conceito de alteridade nos rituais de forma ampla e diversa, abrangendo a alteridade étnica, religiosa, social, política e cultural também como outras formas de diferença.
As apresentações considerarão o modo como os ‘outros’ foram representados e incorporados nos rituais; os signos da alteridade, como o vestuário e a música; a forma como as narrativas permitem detetar rituais dos ‘outros’; e a alteração (ou a permanência) dos rituais em diferentes contextos históricos e geopolíticos.
A conferência inscreve-se no projeto RITUALS – Rituais Públicos no Império Português (1498-1822), dedicado a explorar várias dimensões relacionadas com os rituais públicos e a facilitar o acesso e a investigação das narrativas que descrevem esses rituais numa nova plataforma online.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 28 jun. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | 24 jun. ’25 | 17H30 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas