Notícias
Divulgação CulturalEncontro | À conversa com Sandro Veronesi | 20 abr. ’22 | 18h00

À conversa com Sandro Veronesi
ENCONTRO | 20 abril ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e ao uso de máscara durante a permanência no edifício
Encontro com o escritor italiano Sandro Veronesi, que viu recentemente publicado em Portugal o seu romance O colibri (Quetzal, 2022). Com a participação de Stefano Scaramuzzino, Diretor do Instituto Italiano de Cultura, Salvato Teles de Menezes, Presidente da Fundação D. Luís I, e Lúcia Pinho e Melo, editora do escritor em Portugal.
Sandro Veronesi, considerado um dos mais importantes romancistas italianos dos últimos trinta anos, é um de apenas dois autores que ganharam duas vezes o Prémio Strega. Nasceu em Florença em 1959 e licenciou-se em arquitetura.
Estreou-se na literatura com o livro Per dove parte questo treno allegro (Theoria, 1988), que foi bem recebido pela crítica e pelo público. Colaborou com importantes jornais como il manifesto, Epoca, l’Unità, Corriere della Sera, sendo que a sua definitiva consagração literária chegou com La forza del passato (Bompiani, 2000, prémios Viareggio e Campiello).
Entre os seus livros destacam-se: Caos calmo (Bompiani, 2005, Prémio Strega); Brucia Troia (Bompiani, 2007); XY (Fandango, 2010); a coleção de contos Baci scagliati altrove (Fandango, 2011); o ensaio Viaggi e viaggetti. Finché il tuo cuore non è contento (2013); o romance Terre rare (Bompiani, 2014); Non dirlo. Il Vangelo di Marco (Bompiani, 2015), uma incursão pelo texto mais antigo da tradição evangélica, que inspirou o monólogo teatral homónimo; Cani d’estate (La Nave di Teseo, 2018), sobre a temática das migrações humanas; e Il colibrì (La Nave di Teseo, 2019), galardoado com o Prémio Strega 2020. Em 2021 escreveu um dos contos da coleção Le ferite, para os cinquenta anos de Médicos sem Fronteiras.
Caos Calmo foi adaptado ao cinema e interpretado por Nanni Moretti, nomeado como ator para o Urso de Ouro do Festival de Berlim, em 2008. Il colibrì, que acaba de ser publicado em Portugal pela Quetzal com o título O Colibri, terá também em breve uma adaptação ao cinema.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 28 jun. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | 24 jun. ’25 | 17H30 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – O tédio e a cisão | 24 jun. ’25 | 14h30 | Sala de Formação
Partindo das leituras médicas e psiquiátricas do jovem Fernando Pessoa, a presente conferência procura fazer uma genealogia do tédio e da cisão em relação a si na obra pessoana.