Notícias

Divulgação Científica

I Encontro Nacional do Núcleo de Estudos de Ecografia

I Encontro Nacional do Núcleo de Estudos de Ecografia

Temos assistido nos últimos anos, a um crescimento exponencial da Ecografia à Cabeceira do Doente (Point-of-care Ultrasonography – POCUS), junto dos Internistas a nível mundial e, Portugal não é exceção.

O atual estado da pandemia veio ainda reforçar o papel de POCUS não só na abordagem inicial de doentes com queixas respiratórias, mas em todo o espectro da avaliação holística como 5º pilar do exame físico e reforçando aspectos já estabelecidos na orientação de técnicas invasivas e monitorização hemodinâmica não invasiva. No NEEco orgulhamo-nos de termos sido dos primeiros núcleos de estudo a congregar colegas de vários países discutindo e mostrando, na série de webinars Fighting COVID-19 with Ultrasound, como se faz POCUS na abordagem do doente com COVID-19.

Verificamos assim um aumento no investimento ao nível da formação na área, com cada vez mais médicos a título particular a quererem adquirir e cimentar conhecimentos, e também ao nível dos recursos, com cada vez mais hospitais a adquirir equipamentos para a prática de ecografia à cabeceira do doente nos serviços de Medicina Interna.

Este crescimento traz necessidades e responsabilidades… Sendo um Núcleo recente, tem como objetivo fomentar as boas práticas e oferecer oportunidades de formação na área. Não havendo até à data uma base sólida de regulamentação, é preciso regular, uniformizar, normalizar, acompanhar, avaliar e monitorizar o uso da ecografia à cabeceira do doente em Portugal.

Nesse sentido, este ano, lançamos a nossa primeira reunião, onde para além de divulgar o estado da arte atual em POCUS, pretendemos gerar uma discussão que abra caminho à criação de um documento de consenso para regulamentar a formação e prática de POCUS ao nível da Medicina Interna em Portugal.

Na primeira parte, teremos peritos de vários países e especialidades a apresentar a sua experiência e visão. Mostraremos o resultado do inquérito que lançamos à nossa comunidade de internistas, relativamente às necessidades de POCUS na realidade Portuguesa. De seguida, faremos uma atualização em torno de tópicos fundamentais na aplicação de POCUS no âmbito da Medicina Interna, seguido da apresentação de trabalhos científicos (com ênfase na apresentação de casos clínicos) onde POCUS é o objeto principal de estudo.

Informações e Inscrições

Data: 26 de Março de 2022
Formato: Híbrido
Local: Vip Executive Arts Hotel Lisboa
Inscrições até dia 21 de Março de 2022, após esta data só localmente.

Data limite para envio de abstracts: 24 de Fevereiro de 2022
Programa: AQUI

Mais Informações:
https://www.spmi.pt/i-encontro-nacional-do-nucleo-de-estudos-de-ecografia/

Outros artigos em Divulgação Científica:

Curso O Internista e a Urgência – Inscrições Abertas

Curso O Internista e a Urgência – Inscrições Abertas

O curso “O Internista e a Urgência” realiza-se nos dias 7 e 8 de Junho de 2024, em formato Presencial, no Funchal. AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS – Objetivo Geral: Atualizar conhecimentos e adquirir competências em medicina de urgência

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis