Notícias

Divulgação Cultural

Sessão/Mostra | Livre-câmbio e desenvolvimento económico. Portugal na segunda metade do século XIX | 10 dez. | 17h00 | BNP

Sessão/Mostra | Livre-câmbio e desenvolvimento económico. Portugal na segunda metade do século XIX | 10 dez. | 17h00 | BNP

Livre-câmbio e desenvolvimento económico
Portugal na segunda metade do século XIX

SESSÃO | 10 dez. ’21 | 17h00 | Auditório | Entrada livre

> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.

> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.

Sessão, em formato de conversa/entrevista, associada à pequena mostra que celebra os 50 anos da publicação do livro Livre-câmbio e desenvolvimento económico: Portugal na segunda metade do século XIX de Miriam Halpern Pereira, conduzida pelos professores José Vicente Serrão e José Luís Cardoso. Originalmente tese de doutoramento defendida em 1969 na Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Paris, a obra é publicada em Portugal em 1971, sendo o vade mecum de sucessivas gerações de estudantes e investigadores de Histórica Económica e Social.

Texto pioneiro e enriquecido por notável abundância de dados quantitativos produzido num tempo marcado por grande atraso no conhecimento dos fundos documentais portugueses e, logo, pela inexistência de estudos sobre a história social portuguesa dos séculos XVI a XVIII, salvo os consabidos trabalhos de Albert Silbert e Jorge Borges de Macedo, incide sobre a transição do Antigo Regime para a sociedade capitalista num país da semi-periferia da economia mundial profundamente alterada pelas revoluções industriais na Grã-Bretanha e, depois, na França e Alemanha.

A presente entrevista visa abordar a investigação que deu origem à obra, bem como as condições da realização da pesquisa científica e da publicação à época.

Fonte: bnportugal.pt

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

Oportunidade rara para ver a obra de uma das mais notáveis pintoras portuguesas, de 16 novembro a 31 dezembro, no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud, em Lisboa. A pintora portuguesa Armanda Passos (1944-2021) será homenageada no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud na primeira retrospetiva da sua obra.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis