Notícias
Divulgação CulturalMostra | Bicentenário do Peru – 1821-2021 | 3 – 23 dez. | BNP

Bicentenário do Peru – 1821-2021
MOSTRA | 3 – 23 dez. ’21 | Sala de Referência | Entrada livre
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos. É recomendado o uso de máscara durante a permanência no edifício.
Há 200 anos, a 28 de julho de 1821, foi proclamada a independência do Peru e, desde então, uma República floresceu nos mais diversos setores culturais. Apresentar essa evolução cultural é o objetivo da mostra Bicentenário do Peru – 1821-2021, organizada pela Embaixada do Peru em Portugal juntamente com a Biblioteca Nacional de Portugal.
Esta mostra pretende celebrar o bicentenário do Peru independente, comemorado ao longo de 2021, em todo o mundo, mas também dar a conhecer obras que remontam até meados do século XVI, quando o Peru ainda se encontrava sob o domínio castelhano.
São expostas impressões de nomes tão sonantes como o de Inca Garcilaso de la Vega, num exemplar de Comentarios Reales de los Incas datado de 1609 e dirigido a Catarina de Portugal, Duquesa de Bragança.
Foram ainda selecionados, das coleções da Biblioteca Nacional de Portugal, documentos que comprovam os históricos contactos entre Portugal e o Peru, nomeadamente um Tratado de Comércio e Navegação, assinado pelos dois países, em 1853, mas também um fac-símile de um antigo mapa do Peru, elaborado pelo militar e cartógrafo Fernão Vaz Dourado.
Por último, são apresentadas obras de ilustres autores peruanos que ganharam destaque internacional nos séculos XX e XXI, como Mario Vargas Llosa ou Julio Ramón Ribeyro. Esta coletânea de obras procura mostrar o quanto a cultura peruana foi capaz de evoluir além do seu passado colonial, formando gerações de escritores talentosos e desprendidos do passado do seu país.
Em suma, a Embaixada do Peru em Portugal convida todos os visitantes da Biblioteca Nacional de Portugal a participar nesta comemoração bicentenária, assistindo a um repasso cultural não só da República, mas de todo o prévio território do povo peruano, dando a conhecer os 200 anos de independência assim como os séculos da sua história.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

EXPOSIÇÃO | A China vista da Europa, séculos XVI-XIX | 29 nov. – 2 mar. ’24 | Sala de Exposições – Piso 2
A China integra o imaginário europeu desde tempos recuados, como espaço onde se projetam mitos, sonhos, expectativas e receios. A Europa foi conhecendo melhor a China, sobretudo desde finais Idade Média, por via das relações de alguns mercadores e missionários cristãos.

COLÓQUIO | Unlocking Diaspora Archives western sephardic diaspora roadmap workshop | 28 nov. ’23 | 09h30 | Auditório
Fórum de debate sobre o património arquivístico judaico português e da diáspora judaico-portuguesa, e as estratégias para a sua preservação, divulgação e acessibilidade, nele participando investigadores, arquivistas e bibliotecários portugueses.

Fundação Oriente – 21 NOVEMBRO A 17 DEZEMBRO | XVI FESTA DO LIVRO | ENTRADA LIVRE
Com mais de 60 editoras representadas, na XVI Festa do Livro encontra centenas de títulos para adquirir a preços especiais, e um programa gratuito de visitas, oficinas, palestras e sessões de contos para famílias.

AULAS DE DANÇA MENSAIS | Danças Antigas. Danças Barrocas | 25 nov. ’23 | 10h00-13h00 | Sala de Azul
Designamos por Dança Antiga o repertório coreográfico pertencente às cortes europeias entre os séculos XV e XVIII, com especial destaque para as fontes coreográficas escritas que, tendo chegado aos nossos dias, nos informam sobre a cultura e os hábitos palacianos