Notícias
Divulgação CulturalMostra | Bicentenário do Peru – 1821-2021 | 3 – 23 dez. | BNP

Bicentenário do Peru – 1821-2021
MOSTRA | 3 – 23 dez. ’21 | Sala de Referência | Entrada livre
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos. É recomendado o uso de máscara durante a permanência no edifício.
Há 200 anos, a 28 de julho de 1821, foi proclamada a independência do Peru e, desde então, uma República floresceu nos mais diversos setores culturais. Apresentar essa evolução cultural é o objetivo da mostra Bicentenário do Peru – 1821-2021, organizada pela Embaixada do Peru em Portugal juntamente com a Biblioteca Nacional de Portugal.
Esta mostra pretende celebrar o bicentenário do Peru independente, comemorado ao longo de 2021, em todo o mundo, mas também dar a conhecer obras que remontam até meados do século XVI, quando o Peru ainda se encontrava sob o domínio castelhano.
São expostas impressões de nomes tão sonantes como o de Inca Garcilaso de la Vega, num exemplar de Comentarios Reales de los Incas datado de 1609 e dirigido a Catarina de Portugal, Duquesa de Bragança.
Foram ainda selecionados, das coleções da Biblioteca Nacional de Portugal, documentos que comprovam os históricos contactos entre Portugal e o Peru, nomeadamente um Tratado de Comércio e Navegação, assinado pelos dois países, em 1853, mas também um fac-símile de um antigo mapa do Peru, elaborado pelo militar e cartógrafo Fernão Vaz Dourado.
Por último, são apresentadas obras de ilustres autores peruanos que ganharam destaque internacional nos séculos XX e XXI, como Mario Vargas Llosa ou Julio Ramón Ribeyro. Esta coletânea de obras procura mostrar o quanto a cultura peruana foi capaz de evoluir além do seu passado colonial, formando gerações de escritores talentosos e desprendidos do passado do seu país.
Em suma, a Embaixada do Peru em Portugal convida todos os visitantes da Biblioteca Nacional de Portugal a participar nesta comemoração bicentenária, assistindo a um repasso cultural não só da República, mas de todo o prévio território do povo peruano, dando a conhecer os 200 anos de independência assim como os séculos da sua história.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Exposição | Rituais públicos no império português 1640-1821 | Inauguração 30 jun. 18h00 | Sala de Exposições Piso 3
Entre 1640 e 1821, foram muitos os rituais públicos que ocorreram em cidades e vilas de todo o império português. Contam-se, entre eles, entradas solenes, procissões, canonizações e diversas festas religiosas, incluindo, nascimentos, batismos, casamentos e funerais régios.

Mostra | Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini | 28 jun. – 16 set. ’22 | Inauguração 28 jun. 18h00 | Sala de Referência
Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini é uma exposição de litografias, produzidas pelo pintor genovês Amos Nattini (1892-1985), sobre o livro o Inferno do poema A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Arrábida Sinfónica · 24 + 25 Junho · Entrada livre
O calor do Verão dá o mote para o regresso aos concertos fora de Casa. A Casa da Música, a Câmara Municipal de Gaia e o ArrábidaShopping reúnem forças para oferecer dois concertos à cidade de Vila Nova de Gaia.

Concertos de S. João na Casa da Música · 23 Junho · Entrada livre
Na noite de S. João, em que a festa toma conta da cidade, a Casa da Música lança achas para a fogueira com dois concertos de entrada livre, um a cargo da Banda Sinfónica Portuguesa e outro pela mão de um dos fenómenos hip hop do momento: Chico da Tina.