Notícias

Divulgação Cultural

 

Mostra | 24 de agosto 1820. A revolução em imagens | 25 nov. | 17h00 | BNP

Mostra | 24 de agosto 1820. A revolução em imagens | 25 nov. | 17h00 | BNP

24 de agosto 1820
A revolução em imagens

MOSTRA | 25 nov. ’21 | 17h00 | Sala de Referência | Entrada livre / até 22 jan. ’22

> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos. É recomendado o uso de máscara durante a permanência no edifício.

Quando falamos da Revolução Portuguesa de 1820 ou do triénio revolucionário até 1823, temos em conta um conjunto de fatores históricos que, à partida, marcaram as revoluções da Europa do sul. O primeiro é a condição pós-termidoriana da Revolução Francesa, em 1794, que anulou o período do «Terror» e o espectro do radicalismo jacobino, com a instalação da alta burguesia girondina no poder que entregaria a Napoleão em 1799.

Não menos importante, as invasões francesas à Península Ibérica que, no caso português, acarretaram, por um lado, a transferência da Corte para o Brasil e o perigo da perda da dependência do mercado brasileiro e, por outro, um domínio militar inglês de facto, não obstante a existência de uma Regência no continente; enquanto em Espanha permitiu o breve advento da experiência liberal de Cádis e de uma Constituição em 1812, compromissória com a monarquia de Fernando VII, que acabou por restaurar os antigos privilégios da nobreza e do clero espanhol.

Finalmente, o Congresso de Viena de 1814-1815 que repôs, após a conclusão das guerras napoleónicas, o absolutismo em toda a Europa, fazendo regressar o velho continente à ordem política e social do Antigo Regime.

Quando ocorreram as revoluções liberais em Espanha e Portugal, em 1820, a noção de revolução estava já depurada e estribava-se em compromissos vários, o primeiro dos quais assentava na crença no «bom e amado rei», na ausência de qualquer radicalismo ‒ aquilo a que Almeida Garrett veio a chamar uma «revolução feita pelo governo» e «sem que o povo nela entrasse». O seu epílogo foi a contrarrevolução e a entrada em massa dos liberais no exílio.

Ao contrário do que se havia verificado em França, logo desde 1789, e em Espanha a partir de 1808, o período revolucionário em Portugal seria marcado por uma escassa produção de imagens dos acontecimentos, que acabariam por transformar a face da monarquia. A constatação é tanto mais estranha quanto à época as invasões francesas tinham tornaram o reino numa personagem da cultura visual do período. Portugal não esteve ausente da gravura e da caricatura daqueles tempos, aparecendo, sobretudo, nas obras de origem britânica, sendo o país quase sempre identificado pela figura do príncipe regente D. João, embora nunca ocupando o lugar central das cenas retratadas.

Apresentando níveis de analfabetismo esmagadores, situação que não seria muito diferente da ocorrida na vizinha Espanha, seria de supor que em Portugal, o recurso à imagem (alegórica ou mesmo mais realista) fosse um instrumento usado pelas elites políticas envolvidas no processo revolucionário como forma de ilustração e de propaganda das mudanças que ocorriam ou se projetavam para a sociedade portuguesa. Todavia, tal situação nunca se confirmou. O regime fundado em 1820 acabou por não recorrer à cultura visual, enquanto utensílio de comunicação política, não se verificando qualquer tipo de aproveitamento pedagógico na difusão da nova ideologia junto das massas iletradas. A revolução liberal em Portugal foi uma revolução sem imagens.

A exposição agora apresentada na Biblioteca Nacional de Portugal evoca um período fundamental para o amadurecimento da modernidade política e social do país exibindo exemplos da escassa produção de representações visuais da revolução de 1820, cujo bicentenário recentemente se assinalou.

Fonte: bnportugal.pt

Outros artigos em Divulgação Cultural:

SETEMBRO NO AUDITÓRIO | ESPECTÁCULOS GRATUITOS

SETEMBRO NO AUDITÓRIO | ESPECTÁCULOS GRATUITOS

Segunda | 9 Setembro | 19.00 – Raquel Marinho e Filipe Raposo dão voz aos poemas de António Ramos Rosa, homenageando o autor que afirmou “escrevo tentando ouvir o rumor do desconhecido”. Segunda | 30 Setembro | 19.00 – Eduardo Ramos [voz e alaúde árabe] e Carlos Mendonça [flauta e percussão] interpretam cantigas dos séculos XIII a XVI, oriundas de três culturas distintas.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis