Notícias
Divulgação CulturalSessão | Portugal e os Jogos Olímpicos de Tóquio: 1964 e 2021 | 24 set. | 15h00 | BNP

Portugal e os Jogos Olímpicos de Tóquio: 1964 e 2021
SESSÃO | 24 set. ’21 | 15h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 55 lugares com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt)
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e à medição da temperatura à entrada do edifício e ao uso de máscara até à saída das instalações
Atletas portugueses participantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 e 2020 (em 2021) são os convidados desta sessão, em formato de tertúlia, integrada no programa da mostra Tóquio-1964. Os primeiros Jogos Olímpicos na Ásia.
Estão confirmadas as presenças de atletas dos Jogos de Tóquio de 1964 – Armando Aldegalega (atletismo), Armando Marques (tiro), Esbela da Fonseca (ginástica), Vítor da Fonseca (natação) – e dos Jogos realizados este ano na capital japonesa – Francisco Santos (natação) e Carolina João (vela). Todos irão contar as histórias menos conhecidas das inesquecíveis experiências olímpicas vividas com 57 anos de intervalo.
A sessão é uma iniciativa conjunta da Biblioteca Nacional de Portugal e da Academia Olímpica de Portugal, com a colaboração da Comissão de Atletas Olímpicos, e faz parte do Programa Cultural Olímpico 2020-2021
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.