Notícias
Divulgação CulturalCurso Livre de História da Música 2021

O Curso Livre de História da Música apresenta uma diversidade de temas adequados a qualquer melómano e a intenção de enriquecer a experiência da audição de boa música. Na edição de 2021, que começa excepcionalmente em Setembro e decorre até Janeiro de 2022, vamos percorrer os meandros da orquestra e entender como funcionam as inúmeras combinações de instrumentos, sem esquecer os artistas que mais fizeram pela evolução das suas possibilidades sonoras. Vamos falar de ópera, mas com um foco no período Barroco e no primeiro século e meio desta arte rainha da expressão das emoções sobre um palco. E porque o século XX já passou à história, é lá que vamos encontrar as linguagens revolucionárias da música electrónica e também a música que se fez em Portugal, em dois módulos orientados por formadores estreantes neste curso mas que acumulam experiência e conhecimento. Vamos ainda fugir ao universo da música clássica num módulo dedicado ao samba, apresentado precisamente pelo prestigiado historiador brasileiro que está a realizar o estudo mais moderno e aprofundado sobre este género popular centenário.
segundas 17:30–19:15
MÓDULO € 30
CURSO NA TOTALIDADE € 100
CARTÃO AMIGO 25%
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.