Notícias
Divulgação CulturalConferência | Dickens 150 | 9 dez. | 17h00 | BNP

Dickens 150
CONFERÊNCIA | 9 dez. ’20 | 17h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 21 lugares, com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt)
A 9 de junho de 2020 assinalou-se o 150º aniversário da morte do romancista e jornalista Charles Dickens (1812-1870). O CETAPS (NOVA FCSH) e a Biblioteca Nacional de Portugal marcam a efeméride através de uma conferência que junta investigadores que estudam a obra e a vida de Dickens, bem como as traduções para português de textos de um dos mais conhecidos escritores e críticos sociais da Grã-Bretanha vitoriana.
Charles John Huffam Dickens é um dos autores mais associados às paisagens urbanas e etnográficas da Londres vitoriana, e quer os seus romances, como Oliver Twist (1937-1839), A Christmas Carol (1843) e Bleak House (1852-1853), quer os seus contos têm sido frequentemente adaptados como séries televisivas, filmes, banda desenhada, peças teatrais e romances gráficos, entre outros meios e suportes que vão enriquecendo a cultura visual mundial associada à sua obra e comentário social em forma de ficção. Os universos e personagens ficcionados pelo romancista fazem parte do nosso imaginário cultural — das aventuras natalícias ao mundo da pobreza e da riqueza da Grã-Bretanha industrial. A conferência pretende partilhar, com o público em geral, algumas das conclusões a que investigadores portugueses e brasileiros têm chegado ao estudar a obra e a vida do autor de David Copperfield (1849-1850).
Coordenação: Rogério Miguel Puga
Programa
17h00
Introdução: Assinalar a Obra e a Crítica Social de Charles Dickens no 150º Aniversário a Sua Morte | Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)
17h10
Charles Dickens: O Homem e a Obra | Alexandra Assis Rosa (CEAUL, Universidade de Lisboa)
17h30
Um Conto de outro Dickens: O (Socio)Linguista na Imprensa Londrina | Rita Queiroz de Barros (CEAUL, Universidade de Lisboa)
17h50 | Debate
18h00
Tempos Difíceis para a Imaginação | Emília Ferreira (MNAC / IHA, NOVA FCSH)
18h20
Dickens em ‘Trajes Portugueses’: Tradução e Retradução do Conto «The Black Veil» (1863-1904) |
Maria Zulmira Castanheira (CETAPS, NOVA FCSH)
18h40
O Curioso Caso de Edwin Drood. Tradução como Transgressão e Resistência à Morte | Alexandra Lopes (CECC, Universidade Católica de Portugal)
19h00
Paisagens Culinárias de Catherine Dickens (Lady Maria Clutterbuck): What Shall We Have for Dinner? (1852) | Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)
19h20-19h30 | Debate
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Concerto de Primavera, 7 de junho 2025 – Paróquia de S. Sebastião
Em 7 de junho de 25, teremos o nosso concerto de Primavera com o organista Joao Santos do país e a categorizada Soprano Manuela Moniz. Para além da qualidade dos intérpretes temos uma novidade muito particular. João santos, irá tocar num órgão que deslocará de Leiria para o efeito designado por “Órgão Celésta Mustel sec. XVIII”.

ENCONTRO | Património Cultural, História e Artes no Brasil e em Portugal. Apresentação do IN2PAST Brasil | 16 maio | 14h30 | Auditório | Entrada livre
Após aprovação e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 2022 nasceu em Portugal o Laboratório Associado IN2PAST (Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território). Em 2024, após aprovação e financiamento pelo Estado Brasileiro, foi criado o IN2PAST.BR

5 de Maio: Inauguração da Exposição: “O Coleccionador Coloquial”
Galeria Tapeçarias de Portalegre | Rua da Academia das Ciências,2J, 1200-004, Lisboa

CURSO PRESENCIAL | Oficina de Paleografia e edição da BNP | Decifrar o Século de Camões | 6 maio ’25 | 17h30-19h30 | Sala de Formação | Entrada livre
A Oficina de Paleografia e Edição da BNP propõe uma leitura do século de Camões com base em manuscritos de diferentes tipologias, pertencentes, na sua maior parte, ao acervo da Biblioteca Nacional de Portugal