Notícias
Divulgação Cultural
Seminário | Porquê ler os clássicos das ciências sociais | 23 out. | 16h30 | BNP

Porquê ler os clássicos das ciências sociais?
SEMINÁRIO | 23 out. ´19 | 16h30 | Auditório BNP | Entrada livre
A obra Lições de Sociologia Clássica, organizada por José Luís Garcia e Hermínio Martins, e Émile Durkheim: O Social, o Político e o Jurídico, da autoria de António Casimiro Ferreira, dão a conhecer ensaios de autores portugueses dedicados aos teóricos considerados clássicos das ciências sociais, em especial da sociologia. São livros que se norteiam pela defesa da importância fundamental da teoria para as ciências sociais.
A ideia de que a sociologia clássica é fundamental para a compreensão dos dilemas das sociedades contemporâneas inspira ambos os livros. Marx, Durkheim, Weber, Tarde, Simmel, Mead, Michels, Martineau e Clapperton, no âmbito dos feminismos, da justiça social, da democracia e dos fenómenos do poder, entre outros temas, são leituras para o nosso tempo.
O debate é animado por João Teixeira Lopes, professor catedrático da Faculdade de Letras do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, e Carlos Fortuna, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e conta com a presença de José Luís Garcia e António Casimiro Ferreira.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Sessão comemorativa | À conversa sobre Judith Teixeira | 29 mar. ’23 | 17h30-19h00
Judith Teixeira (1880-1959) foi uma escritora pioneira no meio literário português da década de 20 do século XX, cuja presença ficou registada na revista Contemporânea.

Seminário | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | O inquisidor, o censor e o humanista digital | 15 mar. ’23 | 14h30
A revolução digital veio para quebrar fronteiras. Uma delas é o que chamamos o acesso aberto. Qualquer cidadão pode aceder a uma quantidade prodigiosa de dados para o conhecimento do nosso mundo.

Apresentação | «As mulheres do meu país», reedição da obra de Maria Lamas | 8 mar. ’23 | 18h30
O lançamento da edição facsimilada da obra de Maria Lamas, As mulheres do meu país, publicada em fascículos, entre 1948 e 1950, é o pretexto para, no Dia Internacional da Mulher, homenagear as mulheres portuguesas e, de uma forma muito especial, a sua autora.

Colóquio | Revisitar Gaspar Frutuoso e as «Saudades da Terra» | 20 fev. ’23 | 14h00-19h00
Gaspar Frutuoso nasceu em 1522, na ilha açoriana de São Miguel. Realizou estudos universitários em Salamanca e por volta de 1554 foi ordenado sacerdote. A partir de 1566 fixou-se nos Açores, exercendo funções de vigário e pregador na vila da Ribeira Grande, onde viveria o resto dos seus dias, dedicando-se, nas horas vagas dos seus afazeres religiosos, a estudos humanísticos