Notícias
Divulgação CulturalSeminário Aberto | Assuntos Biográficos – Projeto Estranhar Pessoa | 18 / 19 jun. | 10h30 | BNP
Assuntos Biográficos – Projeto Estranhar Pessoa
SEMINÁRIO ABERTO | 18 e 19 jun. ’19 | 10h30 | Auditório BNP | Entrada Livre | Programa
O 12.º Seminário Aberto do projeto Estranhar Pessoa junta especialistas e jovens investigadores dos Estudos Pessoanos num debate alargado, organizado por Pedro Sepúlveda, da FCSH NOVA.
O encontro foca-se nos aspetos relacionados com a biografia de Pessoa e a sua obra publicada em vida, recentemente objeto de diversas edições. Os oradores realizam apresentações breves, seguidas de ampla discussão.
Criado em 2011, o projeto Estranhar Pessoa destina-se a uma revisão exaustiva em torno da obra de Fernando Pessoa, tomando como pontos de acesso as noções de autor, heterónimo, livro, edição e fragmento.
A equipa, composta por jovens investigadores e por nomes maiores neste domínio, provenientes de diversas universidades portuguesas e estrangeiras, realiza regularmente seminários e colóquios abertos a todos os que queiram associar-se. O projeto Estranhar Pessoa tem diversas publicações e uma revista científica.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 7 fev. ’26 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.
Exposição de Pintura – ALEXANDRA SOARES CORREIA
Alexandra Soares Correia (Lisboa 1968), artista visual, estudou Pintura, Desenho e Ilustração. O seu trabalho é um exercício de puro experimentalismo para encontrar formas e signos que representem o mundo que a rodeia e o seu interior
CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | Wenceslau de Moraes: para além do exotismo | 28 jan. ’26 | 17h30
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas
APRESENTAÇÃO | Corpo a Nu. Humanos, Ciborgues, Transumanos e Pós-Humanos | 15 jan. ’26 | 18h00 | Auditório
Corpo a Nu exprime a convicção de que a humanidade existe em dois corpos e duas subjetividades-matriz, sendo que estes – natural ou artificialmente – dão origem a diversas modalidades de existir e de viver a sexualidade própria













