Notícias
Divulgação CulturalEncontro | Quem faz um filho fá-lo por gosto | 28 maio | 18h30 | BNP

Quem faz um filho fá-lo por gosto
VISITA GUIADA | 28 maio ’19 | 17h30 | Sala de Exposições | Entrada livre
ENCONTRO | 28 maio ’19 | 18h30 | Auditório | Entrada livre
Começando com uma visita guiada à exposição O Ano de 1969, este encontro sobre a “Desfolhada” e o Festival da Canção RTP de 1969, junta Simone de Oliveira e Nuno Nazareth Fernandes, numa conversa moderada por Jorge Mangorrinha e Sofia Lopes.
Em 1969 Simone de Oliveira representou Portugal na Eurovisão, com a canção “Desfolhada Portuguesa” da autoria de Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, depois de ter vencido a nível nacional o Grande Prémio TV da Canção Portuguesa em 1969, nome como era então designado o Festival RTP da canção.
No ano em que os americanos chegavam à lua, e em que internamente o país acusava sinais de exaustão e desgaste, nomeadamente com a crise académica de Coimbra, esta canção viria marcar a viragem para uma renovação musical nacional que contestava o estilo do “nacional-cançonetismo” incentivado pelo regime.
O magnetismo e a voz da intérprete, os versos arrojados e a belíssima música que, pela primeira vez, integrava uma guitarra na orquestração, depressa ganharam a aclamação do público, que via nesta canção uma promessa de vitória na Eurovisão.
O resultado, afinal, foi diferente. Portugal terminou em penúltimo lugar, com apenas 4 pontos. Possivelmente a Europa queria castigar o Estado Novo, mas acabou injustamente por penalizar a canção que se tornaria um marco do ano de 1969.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

ENCONTRO | Património Cultural, História e Artes no Brasil e em Portugal. Apresentação do IN2PAST Brasil | 16 maio | 14h30 | Auditório | Entrada livre
Após aprovação e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 2022 nasceu em Portugal o Laboratório Associado IN2PAST (Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território). Em 2024, após aprovação e financiamento pelo Estado Brasileiro, foi criado o IN2PAST.BR

5 de Maio: Inauguração da Exposição: “O Coleccionador Coloquial”
Galeria Tapeçarias de Portalegre | Rua da Academia das Ciências,2J, 1200-004, Lisboa

CURSO PRESENCIAL | Oficina de Paleografia e edição da BNP | Decifrar o Século de Camões | 6 maio ’25 | 17h30-19h30 | Sala de Formação | Entrada livre
A Oficina de Paleografia e Edição da BNP propõe uma leitura do século de Camões com base em manuscritos de diferentes tipologias, pertencentes, na sua maior parte, ao acervo da Biblioteca Nacional de Portugal

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Hugo Schuchardt e a busca pelos crioulos luso-asiáticos | 30 abr. ’25 | 17H30 | Auditório | Entrada Livre
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas.