Notícias
Divulgação Cultural
Concerto | Viagens na minha terra | 11 maio | 17h00 | BNP

Viagens na minha terra
CONCERTO | 11 maio ´19 | 17h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O projeto da pianista Joana Gama propõe a escuta de Viagens na minha terra, conjunto de peças evocativas das paisagens e das gentes portuguesas, desde uma procissão de penitência em São Gens de Calvos até aos adufes que troam na romaria da Senhora da Póvoa de Val-de-Lobo.
A par do título seminal de Lopes-Graça, e em poético contraste, junta-se o ciclo Lume de chão, que alude a aspetos da infância minhota e da vida no campo alentejano de Amílcar Vasques-Dias — compositor que participa nesta viagem e que, em diálogo com a musicóloga Teresa Cascudo, falará sobre o repertório apresentado.
As partituras de ambas as obras, revistas por Joana Gama, serão assim lançadas em edição MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa), apresentando- se na mesma digressão o disco da pianista editado pela Grand Piano Records, uma das chancelas da NAXOS.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.