Notícias
Divulgação CulturalCiclo de Oficinas / Conferências | História da Pobreza e da Fome | 6 junho | 9h30 / 18h00 | BNP
História da Pobreza e da Fome
CICLO DE OFICINAS | 4 abr.- 14 nov. ´19 | 09h30 – 17h15 | Sala de Formação | Entrada livre com *inscrição obrigatória
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 4 abr. – 14 nov. ’19 | 18h00 – 19h30 | Auditório | Entrada livre
Nestes ciclos, organizados por Ana Isabel Queiroz (IHC-NOVA FCSH), abordam-se conceitos fundamentais para a compreensão dos fenómenos da pobreza e da fome ao longo da história e equacionam-se fatores geográficos, ecológicos, culturais, sociais, económicos e políticos. Apresentam-se práticas metodológicas usadas em diferentes áreas académicas, inscrevendo a investigação sobre o tema em Ciências Sociais e Humanidades no quadro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (1 – Erradicar a Pobreza; 2 – Erradicar a Fome).
Dia 6 junho
OFICINA* / inscrição
Desigualdades e Assimetrias Territoriais
org.: Ana Isabel Queiroz e Mariana Castro (IHC-NOVA FCSH)
9h30 – 12h45
Sessão 1 – Temas e conceitos
População e desigualdades território | Luís Espinha da Silveira (IHC – NOVA FCSH)
Fronteira | Mariana Castro (IHC – NOVA FCSH)
Migrações | Marta Silva e Yvette Santos (IHC – NOVA FCSH)
14h00 – 17h15
Sessão 2 – Fontes e metodologias
Róis de confessados e criação dos expostos (Fundo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) | Joana Paulino (IHC – NOVA FCSH)
Processos judiciais de menores | Filomena Bandeira (IHC – NOVA FCSH)
Intendência e administração das lezírias do Tejo (Arquivo do Ministério do Reino) | Cristina Joanaz de Melo (IHC – NOVA FCSH)
CONFERÊNCIA / entrada livre
18h00
Hambre, pobreza y resistencia en la postguerra española. Una abordaje de la memoria desde la antropología | David Conde Caballero (Universidad de Extremadura)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Do sentimento animal ao sentimento intelectual: (…) | 20 abr. ’26 | 14H30
Durante milénios, a racionalidade foi considerada o traço distintivo do ser humano face aos outros seres vivos. Hoje, à luz de novas formas de inteligência e do conhecimento adquirido sobre a vida animal, a interrogação sobre o humano ganha novos contornos, convidando a repensar o lugar do sentimento em relação ao que nos distingue enquanto humanos.
Pitum Keil do Amaral – Galeria Tapeçarias de Portalegre – 11 abril 2026
Personalidade multifacetada, Pitum Keil do Amaral tem dividido a sua atividade entre a arquitetura e uma grande diversidade de outras áreas. Dedicou-se ao ensino, à ilustração, e também, embora de forma mais esporádica, ao cinema, teatro e televisão
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginação, simulação e ficção: o que nos dizem sobre a realidade? | 30 mar. ’26 | 14H30
Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença coordenam “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras”, um ciclo de seminários pluridisciplinar, que visa criar um espaço de debate e partilha de conhecimento e de experiências oriundos de investigações em curso, desenvolvidas por investigadores de diferentes áreas e em diferentes fases do seu percurso.
LANÇAMENTO | Meditar com Fernando Pessoa | 26 mar. ’26 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Um guia simples e profundo para encontrar equilíbrio, clareza e presença através da poesia de um dos maiores génios da língua portuguesa.













