Notícias
Divulgação Cultural
Lançamento | A Arte das Mãos: Cirurgia e Cirurgiões em Portugal durante os séculos XII a XV | 14 dez. | 18h00 | BNP
A Arte das Mãos:
Cirurgia e Cirurgiões em Portugal durante os séculos XII a XV
LANÇAMENTO | 14 dez. ’18 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Elaborado por Cristina Moisão, e publicado pelo Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, este estudo versa os cirurgiões medievais portugueses como grupo social e profissional, no período compreendido entre o início da nacionalidade e o final do século XV.
Retrata as doenças e traumatismos que levavam a intervenções, a prática de atos cirúrgicos, a legislação vigente, a distribuição geográfica destes profissionais pelo território nacional, o grupo sócio-religioso em que estavam incluídos, a instrução que detinham e as suas relações familiares.
A pesquisa permitiu chegar a diversas conclusões, como as seguintes: a legislação portuguesa foi precoce, abrangente quanto a credo e a género, simultânea e semelhante à dos físicos; a prática da cirurgia estava sujeita a juramento ético e a autorização régia; o número de cirurgiões aumentou durante toda a Idade Média portuguesa; existiu uma ligação profícua com a corte e a aristocracia, mas não com o clero; muitos dos profissionais foram em simultâneo médicos e a inclusão profissional com o grupo dos barbeiros foi raríssima; possuíam residência estável, preferencialmente em meio urbano; detiveram relações familiares algo frequentes com indivíduos da mesma profissão; cerca de metade era de origem judaica; e muitos pertenceram ao grupo dos letrados.
Como atividade complementar, procede-se à publicação de algumas leis relacionadas com o tema.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 18 jan. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes)
COLÓQUIO | A Mensagem de Fernando Pessoa: Leituras Filosóficas. Nos 90 anos do livro Mensagem (1934-2024) | 9 dez. ’24 | 09h40 | Auditório
No âmbito da comemoração dos 90 anos da publicação do livro Mensagem de Fernando Pessoa (1934), o presente colóquio pretende abrir um espaço de diálogo em torno da dimensão filosófica desta obra épico-lírica pessoana, tendo em vista uma perspetiva universalista do texto
CONVERSA | Sovietes, Judeus e Poetas. Uma Conversa com o historiador Yuri Slezkine | 5 dez. ’24 | 18h00 | Sala de Formação
Yuri Slezkine foi durante vários anos professor na Universidade de Berkeley, em cuja escola de estudos pós-graduados continua a ensinar. Os seus trabalhos tornaram-se uma referência fundamental para quem estuda a história do comunismo.
MOSTRA | Bartolomeu de Gusmão: um cientista polémico | Inauguração – 28 nov. ’24 | 18h00 | Sala de Referência
Pretende-se com a presente exposição evocar o tricentenário da morte de Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Nela são sublinhadas as múltiplas facetas que caracterizam a sua obra: o cientista, com particular realce para a invenção de um engenho de ar aquecido, mais leve do que o ar – a famosa “A Passarola” -, o historiador, o poeta, o orador sacro, o jurista, o académico, o bibliófilo e o assessor de D. João V