Notícias
Divulgação Cultural
Apresentação de Sítio Web | Macau-China: fontes dos séculos XVI a XIX | 13 dez. | 18h00 | BNP

Macau-China: fontes dos séculos XVI a XIX
APRESENTAÇÃO DE SÍTIO WEB | 13 dez. ’18 | 18h00 | Sala do Conselho | Entrada livre
O sítio web Macau-China: fontes dos séculos XVI a XIX disponibiliza um acervo digital de fontes, sobretudo portuguesas, fundamentais para a história de Macau e da China e para o estudo do seu papel no mundo. O projeto resulta de uma parceria entre o Observatório da China, a BNP e a UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e tem o patrocínio da Fundação Macau.
Sociedade multicultural, Macau construiu-se ao longo dos séculos e teve um papel pioneiro na relação entre os povos do Ocidente e da Ásia, funcionando como pólo de transferência e interinfluência de conhecimentos técnico-científicos (botânicos, medicinais, geográficos e cartográficos), político-sociais e culturais.
Ao permitir o acesso a fontes históricas até agora só disponíveis em bibliotecas ou em edições de difícil acesso, o sítio Macau-China: fontes dos séculos XVI a XIX pretende contribuir para o fortalecimento dessa memória histórica e desse sentimento de identidade, autoestima e coesão social.
Página com as obras mais recentes do sítio web Macau-China: fontes dos séculos XVI a XIX
Desenvolvido progressivamente desde 2015, o projeto já disponibiliza mais de 150.000 páginas de documentação muito diversificada, que percorre mais de quatro séculos de relações entre Portugal, Macau e a China, apresentando-se com um interface multilingue que inclui agora o inglês, para além do chinês e português.
O Observatório da China foi criado em 2005 com a missão de divulgar o conhecimento sobre a China e apoiar a difusão de trabalhos no âmbito da sinologia. Sediado em Lisboa, e com um pólo no Brasil (Salvador da Baía), o Observatório conta com associados em universidades de Portugal, Macau, Xangai e Pequim. Desenvolve atividades de caráter científico e cultural, em Portugal e no estrangeiro, procurando constituir pontes entre as comunidades chinesas e lusófonas, através de encontros científicos, exposições, espetáculos de música e de dança, ciclos e festivais de cinema chinês e de cinema português sobre o olhar lusófono de Macau e da China, entre outras iniciativas.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 28 jun. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | 24 jun. ’25 | 17H30 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – O tédio e a cisão | 24 jun. ’25 | 14h30 | Sala de Formação
Partindo das leituras médicas e psiquiátricas do jovem Fernando Pessoa, a presente conferência procura fazer uma genealogia do tédio e da cisão em relação a si na obra pessoana.