Notícias
Divulgação CulturalENC: Curso | Al-Andalus e legado arábico-islâmico em Portugal (10-24 nov.)

Curso: Al-Andalus e legado arábico-islâmico em Portugal
CURSO LIVRE | Público em geral | Aos sábados (10-24 nov.)
Objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos históricos, culturais e de ciência das religiões sobre o período em que a Península Ibérica se encontrou habitada e governada por muçulmanos, desde 711 até 1492. Em Portugal, esta presença deixou rastos significativos, quer no chamado património material (arquitetura, arte, etc.), quer no imaterial (língua, tradições literárias, etc.). A releitura desta herança é, hoje em dia, cada vez mais urgente e importante, perante os desafios da atualidade, nomeadamente no que respeita à convivência pacífica entre culturas e religiões e à integração numa dinâmica de cidadania que valorize o legado e as diferenças culturais. Surpreendentes e originais questões serão abordadas, como a presença arábico-islâmica na obra de Fernando Pessoa.
Outros artigos em Divulgação Cultural:

SESSÃO EVOCATIVA | II Centenário da morte do último Conde de Cantanhede e Marquês de Marialva | 25 set. ’23 | 17h30 | Auditório
No próximo dia 22 de novembro, tem lugar o segundo centenário da morte de D. Pedro José Vito de Menezes, 6.º e último marquês de Marialva, e 8.º e último conde de Cantanhede, falecido em Paris, onde era então embaixador.

EVENTO | Festa dos Pequenos Leitores | 23 set. ’23 | 10h00-18h00
Uma vez mais, após o sucesso do ano passado, a Biblioteca Nacional de Portugal abre as portas aos pequenos leitores e suas famílias, para um evento que decorre em vários espaços da Biblioteca e nos seus jardins.

Mês da Música começa a 16 de setembro com sugestões para todos os gostos!
1 de outubro é Dia Mundial da Música e, em Palmela, as comemorações começam logo a 16 de setembro e prolongam-se até 28 de outubro, com espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos.

Fundação Calouste Gulbenkian | John Williams em concerto
As primeiras notas da nova temporada Gulbenkian Música soarão no magnífico cenário do Vale do Silêncio e serão tocadas pela Orquestra Gulbenkian. Neste momento de abertura e de partilha, em associação com o festival “Festas na Rua”