Notícias
Divulgação CulturalCCB | Conferência > A Escola de Frankfurt, Adorno, Marcuse e o Maio de 68 > Ana Rocha, dia 28 de novembro, às 18h – Centro de Congressos e Reuniões


A Escola de Frankfurt, Adorno, Marcuse e o Maio de 68
Ana Rocha
28 de novembro às 18h
Centro de Congressos e Reuniões
M/6
Será estabelecido um eixo entre as teorias dos alemães Marcuse e Adorno (a «teoria crítica da sociedade») e o activismo de Angela Davis, a militante e académica norte-americana que se distinguiu no confronto radical pelos civil rights, na luta contra a segregação social e racial, uma mulher que se candidatou à vice-presidência dos EUA em 1980 e em 1984. Actualmente com 74 anos de idade, Angela Davis foi aluna de Marcuse e também usufruiu de uma bolsa de estudo na Alemanha onde estudou com Adorno. Com uma voz muito crítica relativamente ao sistema carcerário do seu país natal, ela refere-se ao «complexo industrial das prisões» que encerra uma maioria de presidiários afro-americanos e latino-americanos, pessoas lançadas na marginalidade e no crime pela raça e pela classe social. Em 2011, acompanhou manifestações de Occupy Wall Street.
ANA ROCHA (A AUTORA ESCREVE SEGUNDO A ANTIGA ORTOGRAFIA)
Ana Rocha
Professora, jornalista, investigadora, conferencista, tradutora, radialista. Autora da peça teatral A Origem do Mundo (edições Húmus). Crítica no semanário Expresso.
Produção | CCB
Outros artigos em Divulgação Cultural:

SESSÃO EVOCATIVA | II Centenário da morte do último Conde de Cantanhede e Marquês de Marialva | 25 set. ’23 | 17h30 | Auditório
No próximo dia 22 de novembro, tem lugar o segundo centenário da morte de D. Pedro José Vito de Menezes, 6.º e último marquês de Marialva, e 8.º e último conde de Cantanhede, falecido em Paris, onde era então embaixador.

EVENTO | Festa dos Pequenos Leitores | 23 set. ’23 | 10h00-18h00
Uma vez mais, após o sucesso do ano passado, a Biblioteca Nacional de Portugal abre as portas aos pequenos leitores e suas famílias, para um evento que decorre em vários espaços da Biblioteca e nos seus jardins.

Mês da Música começa a 16 de setembro com sugestões para todos os gostos!
1 de outubro é Dia Mundial da Música e, em Palmela, as comemorações começam logo a 16 de setembro e prolongam-se até 28 de outubro, com espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos.

Fundação Calouste Gulbenkian | John Williams em concerto
As primeiras notas da nova temporada Gulbenkian Música soarão no magnífico cenário do Vale do Silêncio e serão tocadas pela Orquestra Gulbenkian. Neste momento de abertura e de partilha, em associação com o festival “Festas na Rua”