Notícias
Divulgação CulturalConcerto | Sarau dos Amores: Coro de Câmara da Universidade de Lisboa | 20 out. | 16h00 | BNP
Sarau dos Amores | Coro de Câmara da Universidade de Lisboa
CONCERTO | 20 out. ’18 | 16h00 | Átrio Principal | Entrada livre
Concerto de outono da ULISBOA, com música renascentista, sob a direção do maestro Luís Almeida.
Renascença, tempo de (re)conquista e (re)descoberta do Homem, do mundo e de tudo o que este tinha para dar. Após centenas de anos de amores condenados e proibidos, o amor do renascimento não escapou ao florescer da expressão humana, onde proliferaram as paixões, as conquistas, as saudades, os pesares, as tampas, as despedidas, os desprezos, as traições, o exímio galanteio e os seus grandes ícones – os famosos Don Juan e Dom Quixote. Neste fim de tarde de amores declarados e cantados, decorosos e indecorosos, Sarau dos Amores promete serenatas, alguns enrubescimentos, um par de suspiros, e ao menos um desdém.
PROGRAMA
Bonjour mon coeur, Orlando di Lasso (ca.1532-1594)
To shorten winter’s sadness, Thomas Weelkes (1576-1623)
La, la, la, Je ne l’ose dire, Pierre Certon (1515-1572)
Now is the month of Maying, Thomas Morley (1557-1602)
Amor Vittorioso, Giovanni Gastoldi (1550-1622)
Teresica hermana, Mateo Flecha (1481-1553)
La Belezza, Giovanni Gastoldi (1550-1622)
Tebe Poem, Dimitri Bortniansky (1751-1825)
Fata la parte, Juan del Encina (1468-1529)
Il Bel’humore, Giovanni Gastoldi (1550-1622)
Flow my tears, John Dowland (1563-1626) (Solo: Patrícia Ávila)
Come again, John Dowland (1563-1626) (Solos: Sofia Carvalho e Nuno Antunes)
Mille regretz, Josquin des Prez (1440-1521)
All creatures now, John Bennet (1575-1614)
O Coro de Câmara da Universidade de Lisboa foi fundado em Maio de 1997 pelo então diretor artístico, Maestro José Robert, tendo como maestro assistente Pedro Teixeira. Desde 2010 é dirigido pelo maestro Luís Almeida. Do seu repertório destacam-se as obras Bendita Sabedoria, de Heitor Villa Lobos, Pai Nosso, de Janacék, Requiem para seis Vozes, de Duarte Lobo, Missa Brevis, de Kodaly, Missa Brevis em Memória de Aristides de Sousa Mendes, de Sérgio Azevedo e Díptico Mariano, de Eurico Carrapatoso, dedicado ao CCUL e apresentado no Concerto Comemorativo do 10º aniversário do Coro. No Festival dos Cem Dias, no âmbito da Exposição Mundial de Lisboa, interpretou a parte coral da peça Naufrágios e Milagres, no Centro Cultural de Belém.
Fonte: bnportugal.pt
CONFERÊNCIA | O Orientalismo português na época das Luzes: discursos e imagens | 8 nov. ’24 | 18h00 | Auditório
A conferência «O Orientalismo português na época das Luzes: discursos e imagens» da autoria de Ana Cristina Araújo (Universidade de Coimbra) visa destacar, por um lado, como os temas orientalistas não deixaram de estar presentes neste período histórico, apesar de uma menor referência em relação a outras épocas da história e culturas portuguesas
COLÓQUIO INTERNACIONAL | Espaços de Confinamento: Memórias da Repressão e Colonialidade | 28 out. ’24 | 10h00 | Auditório
No dia 1 de maio comemorou-se o 50.º aniversário (1974-2024) da libertação dos presos que estavam encarcerados no Campo de Concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. Esse Campo foi fundado pela ditadura salazarista em 1936 sob a designação eufemística de Colónia Penal de Cabo Verde com o propósito de reprimir e encarcerar os opositores do salazarismo.
CICLO DE DEBATES | Camões: Ciclo de debates na BNP – Comemorar Camões: Porquê? Para quê? | 23 out. ’24 | 17h00 | Auditório
No âmbito das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal acolhe a realização de um ciclo de debates ou mesas-redondas destinados a envolver o público na discussão sobre os desafios colocados pela figura, a biografia e a obra de Luís de Camões
Pintura – Linhas Paralelas – Fátima Branquinho e Bela Branquinho
Na próxima exposição do ACMP, “Linhas Paralelas”, poderemos apreciar alguns dos recentes trabalhos das pintoras, FÁTIMA BRANQUINHO e BELA BRANQUINHO, que, sendo irmãs, juntam nesta parceria artística afirmações estéticas bem diferenciadas