Notícias

Divulgação Cultural

100 anos depois da inauguração do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto, em São Brás de Alportel

100 anos depois da inauguração do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto, em São Brás de Alportel

Um conjunto prestigiado de investigadores e historiadores nacionais e internacionais vai abordar, em diferentes áreas do saber, a importância desta pioneira unidade de saúde, as motivações históricas e os factos marcantes da história da saúde em Portugal, sem esquecer o olhar sobre a medicina no Algarve.

A conferência “O Sanatório Carlos Vasconcelos Porto – 100 anos depois” está integrada no Programa “100 Anos depois – Ciclo de Conferências Saúde e Cultura, que teve início no dia 13 de Abril, promovido, em parceria, pela Administração Regional de Saúde Algarve, Município de São Brás de Alportel, Direcção Regional de Cultura do Algarve e Universidade do Algarve, com o apoio da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos, Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos, CP Comboios de Portugal, Instituto de Higiene e Medicina Tropical e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Uma conferência com participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que decorrerá no Museu do Traje de São Brás de Alportel, no próximo dia 8 de Setembro, entre as 09:30 horas e as 17h30, encerrando com uma visita e sessão de homenagem no edifício do antigo Sanatório (actual Centro de Medicina e Reabilitação do Sul) no final do dia.

Mais informações »

Outros artigos em Divulgação Cultural:

A Sabedoria da Paciência, João da Rocha (1868-1921), VIANA, 19 junho 2021

A Sabedoria da Paciência, João da Rocha (1868-1921), VIANA, 19 junho 2021

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a promover vários eventos para assinalar o centenário de um dos mais ilustres escritores e figuras públicas da cidade, João da Rocha (n. 1868 – m. 1921). Da mesma geração de Raul Brandão e de António Nobre, de quem foi amigo próximo, João da Rocha notabilizou-se de muitos modos.

Concurso de fotografia «COVID»

Concurso de fotografia «COVID»

O concurso de fotografia “COVID” é organizado pela Ordem dos Médicos – Região do Sul e aberto a todos os cidadãos que nele queiram participar. No âmbito desta iniciativa serão atribuídos dois prémios: o Prémio o Nosso Olhar, destinado a médicos inscritos na Ordem dos Médicos, e o Prémio Outros Olhares, aberto a todos.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis