Notícias

Divulgação Cultural

Livro com Debate – Tecnologia versus Humanidade

Livro com Debate - Tecnologia versus Humanidade

Futurólogo, humanista, pensador, consultor da era digital, o alemão Gerd Leonhard estará na Ordem dos Médicos para debater o seu livro «Tecnologia vs Humanidade» com Alexandre Quintanilha, no dia 19 de abril, às 18h30, na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos, no âmbito do ciclo «Livro com Debate». A entrada é livre.

 

Gerd Leonhard é um dos mais conhecidos futurólogos da atualidade, sendo autor de vários livros e convidado para múltiplos certames internacionais. O site http://www.futuristgerd.com/ espelha bem o seu pensamento e a sua atividade.

As sessões «Livro com Debate» são uma organização conjunta do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos e da Editora Gradiva e, desta vez contam com a presença de Gerd Leonhard em debate com Alexandre Quintanilha.

O futurólogo Gerd Leonhard, segundo a Editora Gradiva, “abre novos caminhos juntando o desejo da Humanidade de melhorar e automatizar tudo à nossa busca intemporal de liberdade e felicidade. Antes que seja tarde, devemos parar e perguntar: como adotar a tecnologia sem nos tornarmos nela? Quando ocorrer – primeiro de forma gradual, depois subitamente –, a era da máquina vai constituir o maior marco histórico da vida humana”.

Assuntos centrais do debate serão inteligência artificial, computação cognitiva, comida impressa, a Internet das coisas, a morte da privacidade, o fim do trabalho tal como o conhecemos, a longevidade radical ou que valores morais está preparado para defender – antes de o ser humano perder o seu significado para sempre?

Segundo a Editora, “Gerd Leonhard fornece visões enriquecedoras e uma sabedoria profunda a líderes empresariais, a profissionais e a todos os que tenham de tomar decisões na nova era”.

Alexandre Quintanilha, que debaterá com o pensador alemão, é um físico português de renome internacional, professor universitário, tendo sido um dos 10 cientistas conselheiros do Presidente da União Europeia.

Este debate é de grande significado para os médicos, pelo que a presença de todos é muito importante.

Outros artigos em Divulgação Cultural:
Mostra | Irmãs Brontë: 200 anos | 20 setembro – BNP

Mostra | Irmãs Brontë: 200 anos | 20 setembro – BNP

As irmãs Charlotte (1816-1855), Emily (1818-1848) e Anne (1820-1849) Brontë, filhas de Patrick Brontë (1777-1861) e Maria Branwell (1783-1821), nasceram no início do século XIX, com dois anos de intervalo entre si, e ficaram conhecidas como romancistas e poetisas, tendo publicado as suas obras em datas próximas e, como era aliás comum na época, sob pseudónimos masculinos

Sessão | Augusto Abelaira, um amigo também | 19 set. | 18h00 | BNP

Sessão | Augusto Abelaira, um amigo também | 19 set. | 18h00 | BNP

Encontro sobre Augusto Abelaira, com intervenções de: Maria Antónia Palla – Augusto Abelaira, um amigo também | Paulo Alexandre Pereira – Outrora, agora. Ler Augusto Abelaira hoje. Este encontro decorre no âmbito da exposição Augusto Abelaira e o continuum narrativo, patente na BNP até 29 de setembro

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHSLASA
Ordem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis