Notícias
Divulgação Cultural
Lançamento e Homenagem | «Os Açores no século XIX», de Maria Isabel João | 16 mar. ’22 | 18h00 | BNP

Os Açores no século XIX – economia, sociedade e movimentos autonomistas, de Maria Isabel João
APRESENTAÇÃO E HOMENAGEM | 16 mar ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e ao uso de máscara durante a permanência no edifício.
Os Açores no século XIX – economia, sociedade e movimentos autonomistas, da autoria de Maria Isabel João (1955-2020), constitui a primeira e única visão global disponível sobre a história dos Açores no século XIX. Abarca atividades económicas, estrutura social, integração do arquipélago, o problema da insularidade e da dependência do Continente, sem esquecer a emigração e os movimentos autonomistas, nas suas várias linhas políticas.
Com uma primeira edição em 1991, o livro que agora se reedita, 30 anos depois, será apresentado por José Damião Rodrigues (Centro de História- Universidade de Lisboa).
A sessão de lançamento desta nova edição, é também uma homenagem à historiadora e professora que nos deu ainda outros contributos relevantes para o conhecimento de temas como as memórias sociais e políticas no Portugal Contemporâneo ou as relações entre região, nação e Europa.
Maria Isabel João (1955-2020) iniciou a sua atividade profissional como professora do ensino secundário, em 1976. Com uma breve passagem pela Universidade Eduardo Mondlane, Maputo (1981-1984) como professora cooperante, ingressou na Universidade Aberta em 1990. Depois de ter defendido a agregação, obteve nomeação definitiva de professora auxiliar em 2006.
A sua produção científica estendeu-se a múltiplas áreas. Numa primeira fase, na Didática da História, com grande procura de alunos para a profissionalização em exercício, elaborou diverso material didático.
A tese de mestrado, orientada por Vitorino Magalhães Godinho, conduziu-a a desenvolver numerosos estudos sobre os Açores, nas mais variadas áreas, a partir de 1991. Os Açores no século XIX, Economia, Sociedade e Movimentos Autonomistas foi uma obra pioneira pela visão global da vida económica, social e política do arquipélago, servindo como linha de orientação para muitos estudos.
Com a tese de doutoramento (2002), o tema das comemorações, memória e identidades, foi explorado profundamente, tanto numa perspetiva nacional como regional. Memória e Império – Comemorações em Portugal (1880-1960), tornou-se uma obra de consulta obrigatória pelo seu rigor científico e pelo conhecimento construído. De seguida, avançou para o estudo de temas de história regional tanto no continente e ilhas, incentivando alunos seus, de mestrado e doutoramento, a explorarem essa área.
A mesma orientação foi canalizada para a construção europeia, através de uma cadeira que lecionou num mestrado de Relações Internacionais. O programa abrangia todo o percurso de construção da Comunidade Económica Europeia até à formação da União Europeia.
A sua vasta obra estende-se por publicações individuais, mas também com capítulos inseridos em obras coletivas, em revistas nacionais e estrangeiras. Foi investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais CEMRI – UAB e do Centro de História da Universidade de Lisboa.
A reedição da tese de mestrado sobre os Açores foi o pretexto para um grupo de colegas e amigos de diversas universidades lhe prestarem homenagem, relembrando as suas qualidades pedagógicas e científicas, mas também a integridade de caráter que sempre a caraterizou. Na sessão de lançamento estarão disponíveis exemplares da tese para oferecer aos presentes.
Mais informações: bnportugal.gov.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | O Orientalismo em questão | 15 abr. ’25 | 18h00 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

III Jornadas de Arqueologia: candidaturas para comunicações e posters até 30 abril
Está a decorrer, até 30 de abril, o período para envio de propostas de comunicações e posters a apresentar nas III Jornadas Internacionais de Arqueologia. A iniciativa vai decorrer de 5 a 8 de junho, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, com o tema “Coisas de Deleite e Fruição – Arqueologia dos Prazeres”
![CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/04/orifeat.jpg)
CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]
Do Mar Vermelho ao Mar do Sul da China, o curso oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente. Tecido social e urbano, função comercial, paisagem cultural, política e religião são alguns dos temas em análise.

CONVERSA/DEBATE | Conrad, a Literatura e a História | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Clara Rowland (NOVA FCSH), Joana Matos Frias (FLUL), Nuno Domingos (ICS-UL) e Rui Lopes (IHC – NOVA FCSH) discutem a obra de Joseph Conrad sob a perspetiva da literatura e da história. Este evento é promovido no âmbito de uma colaboração entre a BNP, a Cinemateca Portuguesa e o jornal Público.