Notícias
Divulgação CulturalCongresso | Novos caminhos para Angola no século XXI | 17 e 18 out. | BNP

Novos caminhos para Angola no século XXI
CONGRESSO | 17 e 18 out. ’19 | Auditório | Sala de Formação | Entrada livre
A BNP acolhe o primeiro encontro internacional da Angola Research Network em Portugal (ARN).
A ARN é uma entidade e fórum de debate que visa colocar em rede a comunidade de académicos e investigadores, filiados a instituições de pesquisa ou independentes, que desenvolvem o seu trabalho acerca de Angola numa perspetiva internacional. A rede integra atualmente pesquisadores sediados no Reino Unido, em Angola, em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos, entre outros países, com abertura a novos membros.
Este Primeiro Congresso decorrerá em Portugal pela sua situação histórico-geográfica de mediador entre a Europa e a África.
As comunicações no Congresso serão divididas em quatro áreas:
i) Política, direito, história e relações internacionais: Estado, partidos, boa governação, política e perspetivas para um futuro próximo; integração na Região Austral e dos Grandes Lagos;
ii) Economia e empresas, modelos de desenvolvimento e investimento exterior;
iii) Cultura, arte, literatura e pensamento; religiões; imprensa e comunicação; migrações e diáspora angolana;
iv) Ciências, tecnologia e investigação.
O Congresso destina-se a contribuir para um melhor conhecimento de Angola no exterior, e para fomentar o interesse científico e informativo sobre as novas realidades angolanas. Procura-se que tenha caráter transdisciplinar e pluralista, sendo admitidas as abordagens bem fundamentadas nas variadas disciplinas do saber, submetidas ao tema geral «Novos caminhos para Angola no século XXI». Consulte mais informações em https://tinyurl.com/angolarn.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.