Notícias
Divulgação CulturalTertúlia | Final da Taça de Portugal de Futebol em 1969 | 9 jul. | 17h30 | BNP
Final da Taça de Portugal de Futebol em 1969
TERTÚLIA | 9 jul. ’19 | 17h30 | Auditório | Entrada livre
Novo encontro associado ao debate de temas referentes ao ano de 1969, por ocasião da exposição O ano de 1969, patente na BNP até setembro do corrente ano. Moderada por Carlos Albuquerque (RTP), a sessão conta com a participação dos ex-jogadores António Simões e Toni (Benfica) e Mário Campos (Académica).
A final da Taça de Portugal de Futebol, em 1969, foi jogada entre o Benfica e a Académica no dia 22 de junho. Antes do início do jogo, a Federação Portuguesa de Futebol informou a Académica que o clube não podia atuar de branco ou com qualquer forma visível de luto académico, como tinha acontecido no jogo das meias finais contra o Sporting. O Regime temia que o jogo fosse utilizado como uma grande manifestação contra o governo, como veio a acontecer.
A tribuna de honra estava deserta: o Presidente da República, o presidente do Conselho e o ministro da Educação Nacional não marcaram presença no Jamor. O público enchia as bancadas do estádio, onde se encontravam infiltrados dezenas de agentes da PIDE.
Pela primeira vez desde que iniciara transmissões da Taça, a RTP não iria transmitir o jogo.
De Coimbra chegou a Santa Apolónia um comboio de estudantes, que logo aí se começaram a manifestar. Mais tarde, nas imediações do estádio, foram distribuídos 35000 comunicados aos espectadores, explicando as razões da luta académica.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 14 mar. ’26 | 11H00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição – AURORA SUBTERRÂNEA de Isabel Loureiro – pintura e instalação
A galeria do ACMP EspaçodArtes, apresenta a exposição AURORA SUBTERRÂNEA de ISABEL LOUREIRO na qual a artista recria com pintura e instalação, a continuidade dum encontro entre matéria, tensão e gesto, numa estética da metamorfose.
A Organização de “João Taborda Portuguese Memorial 2026”, Concurso Internacional de Arte Fotográfica online, anuncia a abertura das candidaturas, pelo quarto ano consecutivo
6 SECÇÕES : COR GERAL(PIDC) Apenas Cor – MONOCROMÁTICO GERAL (PIDM) Apenas Monocromático – NATUREZA GERAL (ND) Cor, Monocromático ou escala de cinzentos) – PHOTO TRAVEL WORLD IN FOCUS (PTDW) Cor, Monocromático ou em escala de cinzentos) – CITY (PIDC) Apenas Cor – PEOPLE (PIDC) Apenas Cor
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 7 fev. ’26 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.













