Notícias
Divulgação CulturalSessão / Visita guiada | A arte e as histórias de Eduardo Teixeira Coelho | 13 mar. | 17h00 | BNP
Antes e depois do adeus
Centenário de Eduardo Teixeira Coelho
EXPOSIÇÃO | 5 fev. – 20 abr. ’19 | Galeria do Auditório | Entrada livre
SESSÃO com VISITA GUIADA | 13 mar. | 17h00 | Auditório | Entrada livre
13 mar. | 17h00
/ Visita guiada por José Ruy e João Manuel Mimoso
/ Sessão evocativa com José Ruy, Carlos Gonçalves, António Martinó de Azevedo Coutinho e João Manuel Mimoso
Definindo arte como expressão da capacidade criativa e da imaginação à produção de um trabalho, tipicamente sob uma forma visual, para ser apreciado primariamente pela sua beleza ou poder emocional, é inegável que alguns autores de banda desenhada atingiram o nível que permite olhá-los como artistas. Destes existe uma pequena elite reconhecida internacionalmente – os melhores dos melhores – à qual pertence Eduardo Teixeira Coelho.
Nascido em 1919, na Ilha Terceira, ETC – como muitas vezes assinou os seus trabalhos – percorreu uma carreira de desenhador e argumentista iniciada e desenvolvida em Portugal, principalmente n’O Mosquito, e continuada em Espanha, Inglaterra, França e em Itália, onde veio a falecer em 2005.
Em Portugal é particularmente lembrado por O Caminho do Oriente, publicado n’O Mosquito desde o Verão de 1946, até ao Verão de 1948, em que, com texto de Raul Correia, segue a viagem de Vasco da Gama pelos olhos de um pequeno grumete de bordo que se envolve em aventuras em cada porto e consegue sempre estar presente nos momentos capitais. Em França é sobretudo lembrado por Ragnar o Viking, personagem cujas aventuras, com texto de Jean Ollivier, desenhou para a revista Vaillant desde 1955 até 1969. Mas quando saiu de Portugal, em 1955, deixou-nos trabalhos que nunca ultrapassou: além de O Caminho do Oriente, Falcão Negro, A Lei da Selva, Lobo Cinzento, a chamada Trilogia das Mouras, A Morte do Lidador, …
A mostra é comissariada por José Ruy, que colaborou com ETC no seu período português, Carlos Gonçalves e João Manuel Mimoso, do Clube Português de Banda Desenhada.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 7 fev. ’26 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.
Exposição de Pintura – ALEXANDRA SOARES CORREIA
Alexandra Soares Correia (Lisboa 1968), artista visual, estudou Pintura, Desenho e Ilustração. O seu trabalho é um exercício de puro experimentalismo para encontrar formas e signos que representem o mundo que a rodeia e o seu interior
CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | Wenceslau de Moraes: para além do exotismo | 28 jan. ’26 | 17h30
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas
APRESENTAÇÃO | Corpo a Nu. Humanos, Ciborgues, Transumanos e Pós-Humanos | 15 jan. ’26 | 18h00 | Auditório
Corpo a Nu exprime a convicção de que a humanidade existe em dois corpos e duas subjetividades-matriz, sendo que estes – natural ou artificialmente – dão origem a diversas modalidades de existir e de viver a sexualidade própria













