Notícias
Divulgação CulturalLivro com Debate – Tecnologia versus Humanidade
Futurólogo, humanista, pensador, consultor da era digital, o alemão Gerd Leonhard estará na Ordem dos Médicos para debater o seu livro «Tecnologia vs Humanidade» com Alexandre Quintanilha, no dia 19 de abril, às 18h30, na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos, no âmbito do ciclo «Livro com Debate». A entrada é livre.
Gerd Leonhard é um dos mais conhecidos futurólogos da atualidade, sendo autor de vários livros e convidado para múltiplos certames internacionais. O site http://www.futuristgerd.com/ espelha bem o seu pensamento e a sua atividade.
As sessões «Livro com Debate» são uma organização conjunta do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos e da Editora Gradiva e, desta vez contam com a presença de Gerd Leonhard em debate com Alexandre Quintanilha.
O futurólogo Gerd Leonhard, segundo a Editora Gradiva, “abre novos caminhos juntando o desejo da Humanidade de melhorar e automatizar tudo à nossa busca intemporal de liberdade e felicidade. Antes que seja tarde, devemos parar e perguntar: como adotar a tecnologia sem nos tornarmos nela? Quando ocorrer – primeiro de forma gradual, depois subitamente –, a era da máquina vai constituir o maior marco histórico da vida humana”.
Assuntos centrais do debate serão inteligência artificial, computação cognitiva, comida impressa, a Internet das coisas, a morte da privacidade, o fim do trabalho tal como o conhecemos, a longevidade radical ou que valores morais está preparado para defender – antes de o ser humano perder o seu significado para sempre?
Segundo a Editora, “Gerd Leonhard fornece visões enriquecedoras e uma sabedoria profunda a líderes empresariais, a profissionais e a todos os que tenham de tomar decisões na nova era”.
Alexandre Quintanilha, que debaterá com o pensador alemão, é um físico português de renome internacional, professor universitário, tendo sido um dos 10 cientistas conselheiros do Presidente da União Europeia.
Este debate é de grande significado para os médicos, pelo que a presença de todos é muito importante.
COLÓQUIO INTERNACIONAL | Sob o Signo de Camões. Cânones e Heterodoxias | 10 nov. ’25 | 09h30 | Auditório | Entrada livre
O Colóquio Internacional Sob o Signo de Camões: Cânones e Heterodoxias abordará a obra camoniana do ponto de vista de temas menos habituais ou conhecidos, a sua «receção» em autores não portugueses, seja na forma de citações, traduções e homenagens, ou bem na forma de controvérsias e desvios
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 8 nov. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição GAZA era… – PEDRO MIGUEIS
A Galeria do ACMP, apresenta os recentes trabalhos de Pedro Migueis, onde este médico pintor aborda o dramatismo violento e as repercussões sociais de um conflito armado, GAZA, num ambiente de genocídio e sofrimento do povo palestiniano.
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – O desmentido do colonialismo na cultura portuguesa (…) | 27 out. ’25 | 14h30
Articulando filosofia do cinema e psicanálise lacaniana, coloca-se a hipótese de o discurso do colonialismo permanecer na estrutura inconsciente do circuito do capitalista e do fantasma do colonialismo, através do desmentido, mantendo-se inconsciente e activo na cultura portuguesa.













