Notícias
Divulgação CulturalMemorial de ministros
LANÇAMENTO | 18 dez. ’17 | 17h30 | Auditório | Entrada livre
O Memorial de ministros, obra iniciada por Luís de São Bento e depois continuada por frei António Soares, monges cistercienses do Mosteiro de Alcobaça, compila as notícias biográficas dos magistrados portugueses do Antigo Regime, quer dos territórios do Reino, quer dos territórios ultramarinos sob administração portuguesa, com destaque para os arquipélagos atlânticos, Goa e Brasil. Com estudo e transcrição de Nuno Camarinhas, será apresentada pelos académicos, António Manuel Hespanha e José Subtil, e pelos desembargadores, Nuno Coelho, António Rulli Júnior e Caio Miranda Carneiro.
Trata-se de um dicionário biográfico dos magistrados portugueses, obra de grande vulto realizada entre 1723 e os primeiros anos do século XIX. Para a elaboração dos verbetes, os autores reuniram o máximo possível de dados sobre os magistrados que serviram a coroa portuguesa, através da consulta de arquivos e cartórios, da consulta de bibliografia de carácter corográfico, histórico, biográfico ou genealógico, e de uma ampla rede de correspondentes originários das diferentes regiões do Reino.
Os dados que a compõem encontram-se distribuídos por nove grandes códices in 4.º de mais de 400 fólios cada que integram a Coleção de Códices Alcobacenses que se encontra à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).
Apesar de inacabada, esta obra – uma coedição entre a BNP e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura do Brasil – constitui um valioso manancial de informação para melhor compreendermos a magistratura portuguesa, desde os primórdios da implementação do Direito comum no Reino até ao final do Antigo Regime.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Fernando Pessoa e a estética da abdicação | 24 jun. ’26 | 14h30
É possível enunciar uma teoria estética a partir dos escritos de Fernando Pessoa? O presente trabalho procura responder a esta questão, tomando como ponto de partida o Livro do Desassossego e os textos teóricos sobre literatura redigidos por Pessoa
VISITAS GUIADAS – JUNHO | No Rasto de Luís de Camões
Poucos autores terão deixado um rasto tão longo e tão profundo na memória coletiva como Luís Vaz de Camões. Os primeiros usos coletivos da biografia e da obra camonianas datam do início do século XVII, do tempo da Monarquia Dual.
COLÓQUIO INTERNACIONAL | Línguas e mundo: Empresas de tradução de saberes (…) | 28-29 maio ’26 | 15h00 (dia 28) – 09h30 (dia 29) | Auditório
O encontro «Línguas e mundo: Empresas de tradução de saberes e políticas imperiais no século XVI» pretende debater, a partir de diferentes perspetivas disciplinares e metodológicas, a complexidade do processo de tradução no âmbito das instituições imperiais, nas suas diversas escalas de atuação
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | Literatura e Sociedade | 14-16 maio | 09h30 | Auditório | Entrada Livre
As ciências sociais podem ser literárias, propôs Ivan Jablonka, com o derrubamento da fronteira entre a literatura e a História.















