Notícias
Divulgação CulturalENCONTRO | Património Cultural, História e Artes no Brasil e em Portugal. Apresentação do IN2PAST Brasil | 16 maio | 14h30 | Auditório | Entrada livre

Património Cultural, História e Artes no Brasil e em Portugal. Apresentação do IN2PAST Brasil
ENCONTRO | APRESENTAÇÃO |16 maio |14h30-19h00 | Auditório | Entrada livre
Após aprovação e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 2022 nasceu em Portugal o Laboratório Associado IN2PAST (Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território). Em 2024, após aprovação e financiamento pelo Estado Brasileiro, foi criado o IN2PAST.BR
As duas entidades têm uma existência independente, mas a designação comum indica uma história e muitas vontades de colaboração entre investigadores e universidades de um e do outro lado do Atlântico.
O Laboratório Associado IN2PAST convida a comunidade científica em Portugal, assim como diferentes parceiros culturais e sociais, a virem conhecer o IN2PAST.BR (Instituto Nacional de Pesquisa em História Natural, Patrimônio Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território). Damos, também a conhecer exemplos de investigação com e sobre o Brasil que, a partir de Portugal, tem sido desenvolvido por unidades de investigação do IN2PAST.
Organização: IN2PAST
O Laboratório Associado IN2PAST é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. sob a referência LA/P/0132/2020 (DOI 10.54499/LA/P/0132/2020)
Crédito da imagem: © Carnaval, Cândido Portinari, 1942, acervo do Museu Nacional Soares dos Reis
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – A função primordial do ciclo sono-vigília na Arquipatologia | 22 set. ’25 | 14h30
Na Arquipatologia (1614), Montalto, seguindo a tradição hipocrática-galénica, assume o valor terapêutico do sono. No entanto, o mais interessante, a este respeito, é que Montalto debate longamente a natureza e significado do ciclo sono-vigília, no início do tratado X, como introdução ao estudo do coma e das “afeções letárgicas” em geral

Exposição de Pintura – “INSPIRAÇÕES e ABSTRAÇÕES” – CONCEIÇÃO TELHADO – CONCHA
Conceição Telhado – “CONCHA” é natural de Lisboa (1951), onde vive. Desde criança o desenho e a pintura fizeram parte do seu mundo. Na altura da escolha de profissão, hesitou entre a Arquitectura e a Medicina, tendo sido a última a preferida, tendo-se especializado em Obstetrícia e Ginecologia, o que lhe proporcionou enorme realização profissional e pessoal

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.