Notícias
Divulgação CientíficaCurso Abordagem na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral – Inscrições Abertas
Curso Abordagem na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral
O curso de Abordagem na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral realiza-se nos dias 8 e 9 de Março de 2024 no Porto.
Doença Vascular Cerebral continua a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade permanente em Portugal. Nos últimos anos, os progressos no tratamento dos doentes com esta patologia, internamento em Unidade de AVC, tratamento fibrinolítico, tratamento endovascular e a introdução de novos anticoagulantes na prática clínica, contribuíram para uma diminuição da mortalidade e uma melhoria do prognóstico dos doentes com AVC isquémico agudo. É, por isso, extremamente importante a identificação precoce dos doentes com AVC, no sentido de permitir o acesso rápido a cuidados diferenciados: tratamento de reperfusão (sempre que indicado), internamento em unidade de AVC e início precoce de reabilitação. É, de igual modo, necessário realizar uma correta investigação etiológica, de modo a determinar o tratamento mais adequado, com vista a diminuir a recorrência.
INFORMAÇÕES:
Data Sessão: 8 e 9 de Março 2024
Local: Porto
Formato: Presencial
Público Alvo: Médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas e a médicos do Ano Comum.
Outros artigos em Divulgação Científica:
Curso Avançado de Vasculites Sistémicas | Inscrições Abertas
Estão abertas as inscrições para o Curso Avançado de Vasculites Sistémicas que se realiza em formato b-learning. A componente online realiza-se entre 16 de Outubro e 18 de dezembro. A sessão presencial será no dia 30 de janeiro de 2027, em Lisboa
A decisão de não reanimar | Formação em ética para a prática clínica
Estão abertas as inscrições para o Módulo”A decisão de não reanimar” da “Formação em Ética para a prática clínica”, que se realiza em formato online, no dia 24 de setembro. A evolução tecnológica trouxe a capacidade de prolongar as funções vitais, mas impõe simultaneamente novos desafios axiológicos.
Curso Doenças Autoimunes na Urgência | Inscrições Abertas
Estão abertas as inscrições para o Curso de Doente Autoimune na Urgência realiza-se no dia 20 de Maio de 2026, no Algarve, no âmbito do 32º CNMI.
XII Congresso Nacional de Autoimunidade | XXXI Reunião Anual do NEDAI
XII Congresso Nacional de Autoimunidade | XXXI Reunião Anual do NEDAI – O XII Congresso Nacional de Autoimunidade | XXXI Reunião Anual do NEDAI, terá lugar de 17 a 20 de junho de 2026, em Penafiel.













