Notícias
Divulgação Cultural3º ENCONTRO INTERNACIONAL | Eça de Queiroz, 150 anos | 16 out. ’23 | 14H00 | Auditório

3.º Encontro Internacional
Eça de Queiroz, 150 anos
ENCONTRO INTERNACIONAL | 16 out. ’23 | 14h00 | Auditório | Entrada livre
Em 2019, o primeiro congresso internacional «Eça de Queiroz. 150 anos»» (BNP e Sociedade de Geografia de Lisboa, 15 e 18 de novembro) teve como tema principal e objeto de efeméride, a inauguração em 1869 do Canal do Suez, a que Eça de Queiroz assistiu, parte de uma viagem pelo Médio Oriente que lhe proporcionou inspiração e material para muitos trabalhos posteriores, a começar por um conjunto de crónicas publicadas no Diário de Notícias no início de 1870.
Em 2021, o segundo congresso (BNP e Palácio Valenças – Sintra, 14 e 15 de outubro) teve como temas principais e objetos de efeméride, a edição do seu primeiro romance, O Mistério da Estrada de Sintra (previamente publicado em capítulos ou «cartas» no Diário de Notícias), mas também o início da publicação d’ As Farpas, igualmente em colaboração com Ramalho Ortigão, e ainda a realização das (e da sua colaboração nas) Conferências do Casino.
O 3.º Congresso Internacional «Eça de Queiroz, 150 Anos» será concretizado não só por causa do sucesso dos dois que o precederam, mas também porque, à semelhança daqueles, não faltam acontecimentos relevantes, acontecidos há século e meio e referentes à vida e à obra do autor de Os Maias, que merecem ser assinalados e comemorados adequadamente.
Sob o mote «José Maria na América», o terceiro congresso terá como temas principais e objetos de efeméride, o começo da carreira de diplomata de Eça de Queiroz, como cônsul em Havana, e as viagens que fez nesse período aos Estados Unidos e ao Canadá; o começo da escrita de Singularidades de uma Rapariga Loira, publicado inicialmente no Diário de Notícias, e de O Crime do Padre Amaro, publicado inicialmente (em fascículos) na Revista Ocidental; as primeiras leituras dos – e reações aos – textos de Eça no Brasil.
Será ainda ocasião para homenagear Alfredo Campos Matos, que faleceu no passado dia 5 de janeiro.
Mais informações: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.