Notícias
Divulgação CulturalPalmela Wine Jazz de 18 a 20 agosto – conheça o programa e planeie a sua visita!

Música diversificada e vinhos de excelente qualidade são os ingredientes ideais para visitar o Palmela Wine Jazz (PWJ) no fim de semana de 18 a 20 de agosto, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa (junto ao Castelo de Palmela). A 9.ª edição foi apresentada no dia 10 de agosto, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, num final de tarde que contou com uma “Jazz Session” por Marisa Borralho e prova de vinhos dos produtores participantes.
Com entrada gratuita, o evento vai funcionar das 18h00 às 24h00 (exceto domingo, em que encerra às 23h00). O programa musical apresenta oito espetáculos de Jazz, no Anfiteatro do Parque, com Sul, Mad Nomad, João Espadinha, João Lencastre’s Communion “Unlimited Dreams”, Samuel Lercher Trio e L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble), e no Palco Bobo da Corte (Castelo de Palmela), com Ivo Soares & Zé Soares Duo “Remember Sinatra” e Jazzeca.
Para além da música, vai estar a funcionar uma feira de vinhos da Península de Setúbal e o programa paralelo integra provas comentadas, ofertas e descontos das nove adegas participantes: Adega de Palmela, Adega Camolas, Bacalhôa – Vinhos de Portugal, Casa Ermelinda Freitas, Herança Sanheiro, Quinta de Catralvos, Casa Agrícola Assis Lobo, Controverso e Venâncio da Costa Lima. As/os visitantes vão poder adquirir o voucher prova, que dá direito a duas provas em qualquer um dos produtores. Durante o evento, vai também estar à venda na Casa Mãe o Pack PWJ, com sete vinhos exclusivos a preço promocional.
Nos dias 18 e 19, ao final da tarde, tem ainda a oportunidade de conhecer melhor e desfrutar do património da vila, participando na Caminhada PWJ.
O Vereador da área do Turismo do Município, Luís Miguel Calha, destacou que o PWJ é «um evento com selo de qualidade, que reúne vários ingredientes especiais». Este «casamento feliz» entre a música, o património cultural e os excelentes vinhos da região «tem acrescentado valor ao território e tem dado frutos», com o concelho a receber cada vez mais visitantes, referiu, fazendo votos de que esta edição volte a ser «um êxito e todos saiam de Palmela felizes com vontade de regressar».
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.