Notícias
Divulgação CulturalConcerto com palestra | No centenário da “Divulgação Musical” (1923-1940) – Erik Satie e o grupo dos “Seis” | 24 jun. ’23 | 16h30
No centenário da “Divulgação Musical” (1923-1940)
CONCERTO COM PALESTRA | 24 jun. ’23 | 16h30 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
Em 24 de Junho de 1923 a amadora de canto Emma Santos Fonseca da Câmara Reys (1897-1968) deu início ao seu projeto “Divulgação Musical”, com a apresentação de um concerto dedicado à música de Erik Satie e o grupo dos “Seis”.
A partir de 1923 e até 1940, Emma da Câmara Reys organizou 142 concertos enquadrados na iniciativa “Divulgação Musical”, que teve como palco principal o salão da sua própria casa, no nº 41 da Rua Bernardo Lima em Lisboa, mas que rapidamente encontrou um grato acolhimento noutros espaços como a Universidade Popular Portuguesa, o Salão do Conservatório Nacional e a Academia de Amadores de Música, entre outros, tendo alguns dos concertos sido radiodifundidos através da Rádio Renascença e da Emissora Nacional.
Este ciclo de concertos tinha como objetivo a introdução de repertórios musicais desconhecidos no meio musical português, servindo-se do formato de “conferência-concerto” e privilegiando a interpretação de obras de música vocal da Idade Média e do Renascimento, música de câmara moderna e música “folclórica” / música popular. As palestras introdutórias tinham o propósito de fornecer um contexto histórico-biográfico dos compositores e das obras. Deste modo, tentava-se despertar a curiosidade do público para a apreciação e fruição das novas músicas, orientando a sua audição. Com programas muito inovadores para a época, a receção aos concertos nem sempre foi unânime, originando alguns escândalos, como foi o caso da primeira audição de Pierrot lunaire de Arnold Schönberg.
Entre os palestrantes convidados despontam Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça assim como muitos membros do círculo da Seara Nova como António Sérgio, Bento de Jesús Caraça e o próprio Luís da Câmara Reys, marido da cantora.
O valor e a relevância deste singular projeto motivaram Emma da Câmara Reys a publicar as palestras, os programas dos concertos e as respetivas críticas numa coletânea em 5 volumes, intitulada Divulgação Musical. Este importante corpus documental não sintetiza apenas o titânico trabalho empreendido pela cantora, como também demostra o importante valor patrimonial que legou ao meio musical lisboeta, tendo enviado cópias da coleção Divulgação Musical às mais diversas bibliotecas em Portugal e no estrangeiro.
Considerando que o espólio de Emma Santos Fonseca da Câmara Reys se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal – Área da Música, este concerto pretende recriar integralmente o primeiro programa da iniciativa “Divulgação Musical” para assim assinalar a comemoração do seu centenário.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | O dia em que Xerazade foi à Inquisição: (…) | 17 dez. ’25 | 17h30
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas.
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 6 dez. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.
COLÓQUIO | Leituras Filosóficas de Fernando Pessoa | 4-5 dez. ’25 | 09h30-18h30 | Auditório | Entrada livre
No âmbito da evocação dos 90 anos da morte de Fernando Pessoa, o presente colóquio visa abrir um espaço de debate em torno das múltiplas leituras filosóficas da obra de Fernando Pessoa
COLÓQUIO INTERNACIONAL | Sob o Signo de Camões. Cânones e Heterodoxias | 10 nov. ’25 | 09h30 | Auditório | Entrada livre
O Colóquio Internacional Sob o Signo de Camões: Cânones e Heterodoxias abordará a obra camoniana do ponto de vista de temas menos habituais ou conhecidos, a sua «receção» em autores não portugueses, seja na forma de citações, traduções e homenagens, ou bem na forma de controvérsias e desvios













