Notícias
Divulgação CulturalApresentação de site / Conferência | De re militari | 22 jun. ’23 | 18h00 | Auditório
De re militari
CONFERÊNCIA E APRESENTAÇÃO DE SITE | 22 jun. ’23 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Nesta conferência expõem-se os resultados de um inovador projeto de investigação em torno da imagem construída em Portugal sobre o campo de Batalha nos séculos XVI-XVII. Através de um estudo analítico – comparativo das imagens e das narrativas perscrutou-se um imaginário bélico.
Foi realizado um levantamento exaustivo das fontes escritas e iconográficas e analisada, detalhadamente, a receção dos modelos narrativos e visuais na construção da imagem do campo de batalha de influência portuguesa entre 1521-1621.
A prossecução da guerra é um instrumento de poder e a atualização dos fatores associados ao combate – como os dispositivos táticos, a modernidade do armamento ou a qualidade da armaria – tornam-se parte de um mesmo processo de afirmação. Todavia, a guerra não se esgota no ato bélico em si, limitado ao estudo do armamento e da tática, é uma forma específica de comunicação, um espetáculo visual de autoafirmação e intimidação, e também uma forma de ocupação do espaço, que segue regras próprias e plasma uma certa arquitetura de batalha. A emergência de novas formas de combater, o protagonismo da Arte, o impacto da imprensa como potenciador da circulação da palavra escrita, e o contacto com diferentes geografias fazem do Renascimento uma época na qual a relação entre Arte e Guerra é particularmente relevante.
Organização: Luís Costa Sousa e Ana Paula Avelar (CHAM – NOVA FCSH)
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 14 mar. ’26 | 11H00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição – AURORA SUBTERRÂNEA de Isabel Loureiro – pintura e instalação
A galeria do ACMP EspaçodArtes, apresenta a exposição AURORA SUBTERRÂNEA de ISABEL LOUREIRO na qual a artista recria com pintura e instalação, a continuidade dum encontro entre matéria, tensão e gesto, numa estética da metamorfose.
A Organização de “João Taborda Portuguese Memorial 2026”, Concurso Internacional de Arte Fotográfica online, anuncia a abertura das candidaturas, pelo quarto ano consecutivo
6 SECÇÕES : COR GERAL(PIDC) Apenas Cor – MONOCROMÁTICO GERAL (PIDM) Apenas Monocromático – NATUREZA GERAL (ND) Cor, Monocromático ou escala de cinzentos) – PHOTO TRAVEL WORLD IN FOCUS (PTDW) Cor, Monocromático ou em escala de cinzentos) – CITY (PIDC) Apenas Cor – PEOPLE (PIDC) Apenas Cor
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 7 fev. ’26 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.













