Notícias
Divulgação CulturalEntrevista | “Romances do mar” – Coleção Biblioteca da Censura | 26 set. ’22 | 21h20 | Transmissão Antena 1
Entrevistas – Coleção Biblioteca da Censura
Série de Entrevistas | abril ’22 – abril ’24 | 22h00 | Transmissão Antena 1
Apresentação dos 25 volumes da “Biblioteca da Censura” através de entrevistas conduzidas por Jorge Afonso a diversos convidados. Sempre em Uma Noite em foma de Assim… na Antena1.
Volume 1 – Dez dias que abalaram o mundo, de John Reed
Com a participação de Maria Inácia Rezola (Comissária Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, investigadora do IHC – NOVA FCSH e professora da ESCS-IPL), Álvaro Seiça (Comissário da Exposição Obras Proibidas e Censuradas no Estado Novo e Curador da “Biblioteca da Censura”) e Bruno Amaral de Carvalho (jornalista), 14 jun. ’22 . Ouvir 00:06:20.
Volume 2 – Alma russa, de Joseph Conrad
Com a participação de Gustavo Rubim (Professor Auxiliar e Investigador, Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – IELT/NOVA FCSH), 20 jun. ’22. Ouvir 00:10:10.
Volume 3 – Cerromaior, de Manuel da Fonseca
Com a participação de Carina Infante do Carmo (Professora Auxiliar da Universidade do Algarve e Investigadora do Centro de Estudos Comparatistas/FLUL), 23 jun. ’22. Ouvir 00:07:20.
Volume 4 – Comunicação: em que se dá noticia duma cidade chamada vulgarmente Lusitania […], de Natália Correia
Com a participação de Andreia Oliveira Boia (Doutorada em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, pela Universidade de Coimbra, em 2021 e colaboradora do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) na Faculdade de Letras da mesma Universidade), 11 ago. ’22. Ouvir 00:09:55.
Volume 5 – A condição humana, de André Malraux
Com a participação de Nuno Júdice (ensaísta, poeta, ficcionista e professor universitário), 24 ago. ’22. Ouvir 00:11:08.
Volume 6 – Romances do mar, de Bernardo Santareno
Com a participação de José Oliveira Barata (professor catedrático reformado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), 26 set. ’22.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Anima, spiritus, mens, flatus, aer, halitus.(…) | 30 set.’26 | 14h30 | Sala Multimedia
Pode a multiplicidade de nomes designar uma alma que se pretende una? Partindo dos Livros V e VI da Philosophia Libera (1673), de Isaac Cardoso, propõe-se uma análise da rede terminológica através da qual o autor descreve e conceptualiza a alma, a sua natureza e as suas operações
Recital “Do Divino ao Humano” | Fundação Eng. António de Almeida | 24.09.2026
A Fundação Eng. António de Almeida, convida para o Recital “Do Divino ao Humano” que terá lugar no próximo dia 24 de setembro (quinta-feira), pelas 21h30, no Auditório da Fundação.
EXPOSIÇÃO no ACMP de MANUELA LIMA – CERAMISTA
EXPOSIÇÃO no ACMP de MANUELA LIMA - CERAMISTA CONVITE O ACMP vem convidar para a nova exposição da médica pintora e ceramista, MANUELA LIMA, onde se podem apreciar os mais recentes trabalhos de pintura sobre azulejos vidrados, numa renovada experiência estética e...
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Fernando Pessoa e a estética da abdicação | 24 jun. ’26 | 14h30
É possível enunciar uma teoria estética a partir dos escritos de Fernando Pessoa? O presente trabalho procura responder a esta questão, tomando como ponto de partida o Livro do Desassossego e os textos teóricos sobre literatura redigidos por Pessoa













