Notícias
Divulgação CulturalInauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria Municipal do 11, onde fica patente até ao final de agosto.
“Faça-se Luz”, organizada numa parceria da Diocese de Setúbal com a Câmara Municipal, conta com obras de três dezenas de artistas, que apresentam uma diversidade de expressões e linguagens plásticas que refletem, de forma livre e pessoal, o simbolismo da luz enquanto conceito espiritual, artístico e humano.
As obras selecionadas abordam temáticas que vão do sagrado – a Cruz de D. Manuel Martins, D. Gilberto Reis, D. José Ornelas Carvalho e a Mitra de D. Américo Aguiar – à condição contemporânea, cruzando diferentes expressões artísticas, como pintura, escultura e fotografia.
A cerimónia de inauguração, às 16h00, presidida pelo bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, inclui a entrega de certificados aos artistas participantes e o lançamento de uma edição limitada de vinho tinto reserva 2022 da Casa Ermelinda Freitas, com um rótulo comemorativo dos “50 anos da Diocese de Setúbal”.
A mostra está patente até 30 de agosto na Galeria Municipal do 11, com entrada gratuita, de terça-feira a sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Fonte: mun-setubal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
O ACMP volta a expor na sua galeria ESPAÇOdARTES trabalhos do médico cirurgião e pintor MÁRIO CASCALHO
MÁRIO CASCALHO ao longo da vida clínica manteve uma regular produção artística com pintura que ia expondo e na qual associa o expressionismo figurativo a uma abstração de geometrismos que fazem sobressair a riqueza cromática da paleta
CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | O dia em que Xerazade foi à Inquisição: (…) | 17 dez. ’25 | 17h30
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas.
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 6 dez. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.
COLÓQUIO | Leituras Filosóficas de Fernando Pessoa | 4-5 dez. ’25 | 09h30-18h30 | Auditório | Entrada livre
No âmbito da evocação dos 90 anos da morte de Fernando Pessoa, o presente colóquio visa abrir um espaço de debate em torno das múltiplas leituras filosóficas da obra de Fernando Pessoa













