Notícias
Divulgação CulturalCONVERSA/DEBATE | Conrad, a Literatura e a História | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre

Conrad, a Literatura e a História
CONVERSA/DEBATE | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Este debate decorre em paralelo com o ciclo de cinema organizado por José Manuel Costa na Cinemateca Portuguesa, inspirado na obra de Joseph Conrad (1857-1924), intitulado “O Cinema e Conrad, Conrad e o Cinema”.
À margem de anacronismos ou de projeções no passado dos valores do presente, uma análise de alguns dos seus livros ajuda a pôr em causa: a relação do autor com as vanguardas modernistas; o seu orientalismo e grau de desvio de visões eurocêntricas, sobretudo nas suas novelas marítimas e que foram consideradas exóticas; as mais diversas intrigas suscitadas pelos sistemas e movimentos políticos contemporâneos; as suas críticas ao imperialismo e colonialismo europeu; a sua denúncia das guerras civis na América Latina ou da Revolução Russa de 1917, etc.
Entre críticas explícitas e figuras da ambiguidade, a sua obra – muito em especial Coração das Trevas, em tradução de Aníbal Fernandes – constitui uma fonte de inspiração inesgotável na formação de uma consciência crítica e literária contemporânea.
Este evento é promovido no âmbito de uma colaboração entre a BNP, a Cinemateca Portuguesa e o jornal Público.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 28 jun. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | 24 jun. ’25 | 17H30 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas