Notícias

Divulgação Científica

Curso Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna – Inscreva-se

Curso Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna - Inscreva-se

Curso Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna

O Curso Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna é um curso em formato b-learning. A componente presencial será nos dias 5 e 6 de Julho de 2024 em Lisboa.

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

INFORMAÇÕES:

Módulo 1: 26/Junho a 04/Julho (16h de formação e-learning)
Módulo 2: 05 e 06/Julho: 09h – 13h e das 14h – 18h (16h de formação presencial)
09 a 26/Julho (32h de auto-estudo / elaboração do projeto)
Módulo 3: 27 e 28/Julho: 18h – 22h (8h e-learning síncrono)
Deadline de Conclusão do ICMI: 04 de Agosto
Local: Lisboa, Sede da SPMI
Formato: B-learning
Público Alvo: O curso destina-se a médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas, médicos Internos da Formação Geral e outros profissionais de saúde.

SOBRE O CURSO:

O curso Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna (ICMI) – Como desenvolver um Projecto de Investigação Clínica? destina-se a estabelecer fundamentos sólidos de investigação clínica em especialistas e internos de Medicina Interna. Esta formação é da responsabilidade do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) e realiza-se no âmbito da atividade do Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) integrando o seu Plano Anual de Formação, tratando-se de um curso de formação profissional com certificação DGERT.

A par de conceitos básicos de Epidemiologia, serão abordadas questões éticas e de aplicabilidade da investigação clínica à realidade portuguesa. Paralelamente, serão dados os fundamentos para a utilização de ferramentas em investigação, procurando que os conceitos ministrados se adaptem a um projecto de investigação clínica concreto, que irá sendo desenvolvido pelos alunos do curso, em grupos.

No final, será realizada uma sessão virtual, onde cada um dos alunos irá apresentar o seu projecto de investigação e tentar convencer um júri de peritos para obter a sua aprovação de realização e financiamento.

A grande mais valia do ICMI, é que para além dos conhecimentos teóricos e aptidões adquiridas na área da Investigação Clínica, no final do curso os formandos vão ter elaborado um protocolo de investigação de um projeto que estará pronto para ser concretizado.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI

Outros artigos em Divulgação Científica:

Curso O Internista e a Urgência – Inscrições Abertas

Curso O Internista e a Urgência – Inscrições Abertas

O curso “O Internista e a Urgência” realiza-se nos dias 7 e 8 de Junho de 2024, em formato Presencial, no Funchal. AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS – Objetivo Geral: Atualizar conhecimentos e adquirir competências em medicina de urgência

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis