Notícias
Divulgação CulturalRECITAL | ANTÓNIO LUÍS SILVA: MÚSICA JAPONESA PARA PIANO
RECITAL | ANTÓNIO LUÍS SILVA: MÚSICA JAPONESA PARA PIANO
17 Dezembro | Auditório | 18.00 |€15*
* descontos em vigor | M/ 6 anos
Em 1900, já perto do final do período Meiji, Rentaro Taki escrevia a primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês. Essa obra, embora um minueto ao puro estilo clássico alemão, configurou-se como uma das obras que deu início à fulgurante perseguição de vários compositores japoneses por uma linguagem única e representativa daquilo que é a cultura japonesa. A transformação musical foi avassaladora e repentina: se até 1920 a escrita da música japonesa era praticamente ao estilo ocidental clássico-romântico, menos de 30 anos mais tarde o incontornável Toru Takemitsu já introduzia o conceito de música eletrónica no Japão. A música japonesa para piano é altamente diversificada, seja em estilo, cores ou filosofias por detrás da sua escrita. O repertório aqui apresentado inclui obras de grandes nomes da música japonesa como Karen Tanaka ou Takashi Yoshimatsu, em estilos variados: desde canções tradicionais japonesas, música impressionista, a música minimalista e influências do jazz e rock.
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginação, simulação e ficção: o que nos dizem sobre a realidade? | 30 mar. ’26 | 14H30
Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença coordenam “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras”, um ciclo de seminários pluridisciplinar, que visa criar um espaço de debate e partilha de conhecimento e de experiências oriundos de investigações em curso, desenvolvidas por investigadores de diferentes áreas e em diferentes fases do seu percurso.
LANÇAMENTO | Meditar com Fernando Pessoa | 26 mar. ’26 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Um guia simples e profundo para encontrar equilíbrio, clareza e presença através da poesia de um dos maiores génios da língua portuguesa.
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 14 mar. ’26 | 11H00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição – AURORA SUBTERRÂNEA de Isabel Loureiro – pintura e instalação
A galeria do ACMP EspaçodArtes, apresenta a exposição AURORA SUBTERRÂNEA de ISABEL LOUREIRO na qual a artista recria com pintura e instalação, a continuidade dum encontro entre matéria, tensão e gesto, numa estética da metamorfose.













