Notícias
Divulgação CulturalABRIL 2023 – Teatro e Marionetas de Mandrágora
ABRIL 2023
só podemos estar satisfeitos por continuar
o caminho da nossa luta cultural
Em abril estrearemos a criação para famílias e crianças “mete medo ao susto” no Teatro de Vila do Conde. Este projeto envolve a colaboração de crianças de Portugal, Timor-Leste, Macau, Moçambique e Brasil num processo de apoio de entendimento do medo.
Mas abril leva-nos por muitas viagens, continuamos em digressão, estaremos com a criação “Depois da Chuva” em cena em Gondomar. Uma possibilidade de rever uma recente criação que apresenta, de modo metafórico, a problemática das migrações.
Viajamos até à Casa da Memória em Guimarães para aliarmos o património apresentando no dia 25 de Abril o “Teatro de Robertos” enquanto Património Cultural Imaterial Nacional. Aceitamos o Desafio da “Cabe Cave” para conduzirmos leituras para jovens e crianças no dia 24 de abril em Vila do Conde.
No último sábado teremos a oficina de teatro de sombras na Casa Branca de Gramido em Gondomar e, ainda acerca das sombras, voltamos a Barcelos ao Theatro Gil Vicente para um conjunto de oficinas.
E por último, ou em primeiro lugar, estreamos “Filamentos”. Porque a chuva veio adiar esta estreia prevista para março, estamos mesmo com vontade de vos mostrar este projeto feito com muita gente. Num projeto comunitário de integração social onde a diferença nos mostra a igualdade de cada ser no sorriso e na sua entrega, no empenho em estar, em dar voz à diferença. Está tão bonito o jardim da Biblioteca de Gondomar com a instalação patente e só falta ser celebrada nesta apresentação que conta com o apoio da Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, e da Fundação Nuno Silveira, onde a filigrana serviu-nos de inspiração e onde o som e as máscaras se misturam com o voo dos bandos, que simbolizam a primavera celebrada em conjunto.
Por isso, com duas estreias, diversas oficinas, mais de uma dezena de apresentações, só podemos estar satisfeitos por continuar o caminho da nossa luta cultural.
Sabem que dia 2 de abril celebramos 21ANOS de Marionetas Mandrágora? Fizemos uma grande festa na Casa Branca de Gramido e apresentamos o documentário do realizador Paulo Pinto sobre estes anos que recuam até ao milénio passado. Foi um belo momento que nos faz desejar por muitos anos de atividade cultural futura! Em breve o vídeo será disponibilizado online.
para informação detalhada e agenda completa consulte www.marionetasmandragora.pt/agenda
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – O desmentido do colonialismo na cultura portuguesa (…) | 27 out. ’25 | 14h30
Articulando filosofia do cinema e psicanálise lacaniana, coloca-se a hipótese de o discurso do colonialismo permanecer na estrutura inconsciente do circuito do capitalista e do fantasma do colonialismo, através do desmentido, mantendo-se inconsciente e activo na cultura portuguesa.
CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | Políticas de saúde no Império Português do Oriente | 15 out. ’25 | 17h30
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas
Exposição de Pintura – ANA TERRAHE e INÊS TERRAHE
A Galeria do ACMP, tem o prazer de apresentar, nesta exposição, as artistas e médicas Ana Barata Feio Terrahe e Inês Barata Feio Terrahe, que trazem ao ESPAÇOdARTES uma seleção dos seus trabalhos de pintura
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – A função primordial do ciclo sono-vigília na Arquipatologia | 22 set. ’25 | 14h30
Na Arquipatologia (1614), Montalto, seguindo a tradição hipocrática-galénica, assume o valor terapêutico do sono. No entanto, o mais interessante, a este respeito, é que Montalto debate longamente a natureza e significado do ciclo sono-vigília, no início do tratado X, como introdução ao estudo do coma e das “afeções letárgicas” em geral













